Colégio recebe Caça AMX, doado pela Força Aérea Brasileira para exposição

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 nov 2019
Crédito: Comunicação Social do CMC

Curitiba (PR) – No dia 8 de novembro, o Colégio Militar de Curitiba realizou uma cerimônia que marcou o recebimento do Caça AMX A-1 A FAB 5528, doado pela Força Aérea Brasileira, ao acervo da Praça das Forças Armadas do Colégio e simbolizou a conclusão da Praça no CMC.

O Caça AMX A-1 FAB 5528 é um avião de ataque ar-solo, usado em missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento. Foi recebido pela FAB em 29/05/1996, recebendo a designação de A-1 a para a versão monoposto e A-1B para a versão biposto. Realizou diversas missões de instrução, ataque e bombardeio, cobertura, reconhecimento armado e reabastecimento em voo. A aeronave foi desativada após 23 anos na frota da FAB, com um total de 959 horas de voo em prol da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Prestigiaram o evento o General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Francisco Carlos Machado Silva, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, Brigadeiro Jefferson Cesar Darolt, Subdiretor de Administração Financeira da Aeronáutica, General de Brigada R1 César Augusto Nicodemus de Souza, além do Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, Capitão dos Portos do Paraná, dentre outras autoridades.

A Praça das Forças Armadas está situada em local nobre, a céu aberto e de intensa circulação pelos discentes e integrantes do Corpo Permanente e passou a abrigar peças que, em desuso no serviço ativo e agregadas ao patrimônio histórico do Colégio, se tornaram símbolos “vivos” no nosso cotidiano dedicados ao culto permanente às tradições militares.

Durante a solenidade o Gen Div Penteado, o Brig Darolt, acompanhados pelo Cmt do CMC, Cel Carrilho realizaram o descerramento da Placa do Caça AMX A-1 A FAB 5528 e, na sequência, foi inaugurado um mural em pintura sobre cerâmica, em homenagem às Forças Armadas, de autoria do artista plástico paranaense, Adoaldo Renato Lenzi, ocasião em que o Gen Penteado, o Gen Carlos Machado, CMG Rogério Machado, o Sr Lenzi e o Comandante do CMC descerraram o painel, para apreciação pública.

A criação da Praça das Forças Armadas tem como objetivo reforçar nos alunos o compromisso com as tradições e os valores do Sistema Colégio Militar do Brasil e despertar a vocação para a carreira militar.

Fonte: Colégio Militar de Curitiba


Crédito: Comunicação Social do CMC