HGeRJ promove Semana do Idoso com realização de diversas atividades

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 nov 2019
Crédito: Comunicação Social

Rio de Janeiro (RJ) – Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) promoveu a Semana do Idoso, na qual foi organizada uma série de atividades com os participantes do Grupo da Melhor Idade, iniciativa organizada e desenvolvida pelo Serviço Social da Unidade Militar de Saúde.

No último dia 22, o grupo participou de uma palestra sobre Golpes Contra a Terceira Idade, ministrada pela titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, delegada Sueli Murat. O evento ocorreu no Clube Casa das Beiras, na Tijuca, e foi organizado pelo Serviço Social da Geap Saúde.

Já no dia 24, foi realizada uma palestra sobre Valorização da Vida com a chefe do serviço de Psicologia do HGeRJ, Major Luciana, cuja proposta era apresentar os fatores de prevenção ao suicídio. Em todo o mundo, as maiores taxas de tentativas e atos consumados estão nas faixas etárias avançadas. No Brasil, não é diferente, embora os dados sejam escassos. De acordo com o Mapa da Violência 2014, há oito suicídios por 100 mil habitantes acima dos 60 anos, taxa maior que a registrada entre outros grupos etários.

Como as atividades do Grupo da Melhor Idade são variadas, nos dias 29 e 31 de outubro, foram apresentadas, na recepção do ambulatório, sessões de alongamento, dança de salão, ioga e Coral Tom da Vida. Além disso, o coral apresentou-se na reunião com todo o efetivo da unidade, de forma que todos puderam conhecer uma parte do trabalho desenvolvido com os idosos.

O envelhecimento populacional é um fenômeno crescente em todo o mundo, por isso é necessário desenvolver atividades que promovam qualidade de vida para se ter um envelhecimento ativo. A proposta do Grupo da Melhor Idade é promover a saúde e fortalecer vínculos de forma a minimizar a incidência de internações hospitalares e o isolamento social.

Como participar

Os interessados em fazer parte do Grupo da Melhor Idade do HGeRJ devem entrar em contato com o Serviço Social através do telefone 2457-1764. É importante destacar que é preciso ter a partir de 55 anos de idade.

Fonte: Hospital Geral do Rio de Janeiro


Crédito: Comunicação Social