PASAM/DGP Realiza Avaliação no HCE

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Publicado em: 06 nov 2019

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 30 e 31 de outubro, o Hospital Central do Exército recebeu a segunda visita de avaliação da equipe do Programa de Acreditação da Saúde Assistencial Militar (PASAM), coordenada pelo Coronel R/1 Walter Gomes da Silva Junior, juntamente com a equipe da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), chefiada pelo Coronel R/1 José Antônio Mendonça da Cruz.

A visita teve as finalidades de “verificar o andamento das soluções das observações feitas por ocasião da primeira visita da equipe do PASAM/DGP, ocorrida em abril de 2018, que diagnosticou alguns pontos com oportunidade de melhoria”; “aprimorar o Caderno de Orientação da Acreditação de Saúde Assistencial Militar, versão 2019 e possibilitar sua validação”; e “dar continuidade à capacitação dos avaliadores do PASAM em 2019”.

A atividade teve caráter educativo e a fim de fornecer um “diagnóstico organizacional” do hospital, para contribuir com a melhoria dos processos contínuos que compõem o Sistema de Saúde Assistencial Militar, além de verificar a “Acreditação em Saúde”, a “Governança e Gestão”, a “Garantia da Qualidade em Serviços Hospitalares” e as “Metas Internacionais de Segurança do Paciente”.

Também foram observados aspectos relativos à prevenção e combate a incêndio e, ainda a análise de riscos ambientais, os quais foram direcionados para o setor responsável pela gestão de resíduos do hospital, tais como: coleta, armazenamento, tratamento, transporte e sua destinação final.

Haja vista a alta complexidade das atividades realizadas no HCE, durante a avaliação, toda a rotina do hospital foi mantida e o atendimento ambulatorial e/ou emergencial não foi alterado, a fim de não prejudicar o atendimento ao usuário.

Ao final da avaliação, foi observado pela equipe do PASAM/DGP que houve significativa evolução nos indicadores de todos os itens previstos para serem avaliados, com destaque para atividades voltadas para a segurança do paciente, dentre outros aspectos, com foco na busca contínua pelos melhores indicadores e, consequentemente, num melhor produto final que é o atendimento prestado ao nosso principal cliente, o usuário do Sistema de Saúde do EB.

Fonte: Hospital Central do Exército