Operação SACI – 2019

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 out 2019
Crédito: Sd Caio, Sd José

Rio de Janeiro (RJ) – A Brigada de Infantaria Pára-quedista, no período de 28 a 30 de outubro de 2019, realizou a tradicional Operação SACI, Exercício de Adestramento Avançado daquela Grande Unidade Aeroterrestre. O quadro tático foi desenvolvido no contexto da Operação Membeca, Exercício da 1ª Divisão de Exército.

O Exercício contou com o indispensável apoio da Força Aérea Brasileira, do Comando de Aviação do Exército, da Academia Militar das Agulhas Negras, do Comando de Operações Especiais, do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear.

A Operação SACI 2019 foi dividida em três fases que objetivaram o adestramento de capacidades consideradas críticas. Inicialmente, foi realizada a infiltração por salto livre operacional de três equipes de Precursores Paraquedistas que foram apoiadas por Comitê de Recepção organizado por equipes do Destacamento de Operações de Forças Especiais. Na segunda fase, a Brigada realizou o lançamento de tropas de suas três Forças-Tarefa para a conquista de objetivos que asseguraram o cumprimento da missão recebida. Adicionalmente, foi realizado salto semi-automático em massa d`água na Zona de Lançamento Funil, a fim de assegurar a posse de instalação considerada Estrutura Estratégica.

Em uma última fase, a Brigada adotou postura defensiva, assegurando os objetivos conquistados, desdobrando a Base Logística de Brigada, o Posto de Comando e a estrutura de comando e controle e coordenando o apoio de fogo necessário aos elementos de manobra.

Encerrando a Opereção SACI, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a junção com tropas do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, orgânico da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, que conduziu a substituição em posição das tropas desdobradas no terreno.

Fonte: Bda Inf Pqdt


Crédito: Sd Caio, Sd José