Educação Digital é abordada no Colégio Militar de Brasília, nos 50 anos da criação da internet

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 out 2019

 

Brasília (DF) – Em 29 de outubro, data em que são comemorados os 50 anos da criação da internet, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) realizou uma palestra-quiz, sobre Educação Digital para mais de 250 alunos do 8º ano do Colégio Militar de Brasília (CMB).

O quiz “Você está Conectado?” utilizou a versão profissional do aplicativo "Kahoot!" e abordou três faces da conscientização digital: a conexão, a proteção e o futuro. O módulo “conexão” mostrou aos alunos questões técnicas da internet, como endereço IP, tráfego de dados na rede e entendimento da amplitude da internet. Já o módulo “proteção” alertou sobre os riscos e exemplificou medidas para se proteger de aproveitadores virtuais. O último módulo, chamado de “futuro”, discutiu questões relacionadas ao desenvolvimento de robôs, aos ciborgues, à escravização digital e à importância de conectar-se com as pessoas, por meio do olhar.

Os dados coletados durante o quiz mostraram que os jovens são usuários ativos da rede, porém sem compreender seu funcionamento e os riscos que ela apresenta. O engajamento dos alunos na atividade, que discutiu assuntos sérios de forma descontraída, mostrou que, apesar do desconhecimento, há um grande interesse por aprender a se proteger.

Também foi realizada uma pesquisa sobre os principais hábitos dos jovens na rede. O resultado mostra que 83% dos alunos que participaram do evento rejeitam canais de mídias tradicionais, como o rádio e televisão aberta, quando comparados a aplicativos de mensagens e de mídias sociais. Por outro lado, o uso mais intenso é de aplicativos de mensagem (38%), aplicativos de vídeo (32%), jogos on-line (21%) e aplicativos de música (9%).

O evento contou com a colaboração do Colégio Militar de Brasília, do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Departamento de Engenharia e Construção e da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente. Também participaram empresas de redes sociais, como o Twitter e o LinkedIn, que, além de terem enviado um recado para os alunos, contribuíram com brindes, e da escritora Cácia Leal, que doou livros de sua autoria, como o paradidático "As Testemunhas", adotado pelo CMB. Os brindes ofertados foram distribuídos para os vencedores do quiz.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército