Exercício de garantia da lei e da ordem em Itabaiana, agreste sergipano, prepara tropas da 6ª Região Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 out 2019
Crédito: 6ª RM

 

Salvador (BA) – A 6ª Região Militar, composta por organizações militares da Bahia e de Sergipe, realizou um exercício simulado, de 19 a 24 de outubro, no município de Itabaiana (SE), com o apoio dos órgãos de segurança pública do estado de  Sergipe e da cidade de Itabaiana, bem como do Gabinete da Prefeitura do município. A atividade teve o objetivo de treinar a tropa para atuar em operações de garantia da lei e da ordem (GLO), conforme sua missão constitucional.

Durante a operação, foram executadas atividades de montagem de postos de bloqueio e controle de vias urbanas, estabelecimento de ponto de segurança estático, operações de busca e apreensão, desobstrução de vias e exercício simulado de reintegração de posse. O constante treinamento para cumprir missões de GLO proporciona o preparo adequado da tropa para  restabelecer as condições de normalidade, em áreas urbanas, quando existirem situações de conflito.

Denominado "Operação Sucupira", o exercício contou com o emprego da Força de Contingência, coordenada pelo Centro de Coordenação de Preparo e  Emprego da 6ª Região Militar; do Batalhão Marechal Cantuária; do  Batalhão Salvador; e do Destacamento Logístico Forte São Pedro. Com um efetivo de, aproximadamente, 80 viaturas e 750 militares da Força Terrestre, além de integrantes das Forças Auxiliares que atuaram em conjunto com a tropa, foi possível o êxito das missões operacionais, alinhadas à vertente "Braço Forte".

Na vertente "Mão Amiga", o 28º Batalhão de Caçadores promoveu uma ação cívico-social (ACISO), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com outras entidades sergipanas. Essa ACISO teve como finalidade contribuir para o benefício da população do município de Itabaiana, oferecendo a prestação de serviços básicos nas áreas de saúde, educação, lazer e de cidadania, como nos casos de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação e atendimentos da  Defensoria Pública do Estado de Sergipe.

Fonte: 6ª RM