Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército apresenta o "EB Conhecer"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 out 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 24 outubro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) apresentou na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) o Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento – EB Conhecer.

O EB Conhecer é um conjunto de plataformas digitais com funções específicas para gestão do conhecimento no âmbito do Exército Brasileiro, são elas: a Biblioteca Digital do Exército (BDEx); o Portal de Periódicos do Exército (EB Revistas); o Portal de Eventos do Exército (EB Eventos); o Acervo do Patrimônio Histórico e Cultural (EB Acervo); a Enciclopédia Colaborativa de Doutrina (Wikidout) e o Metabuscador (EBusca).

Essa ferramenta foi concebida pela necessidade do fomento à produção científica e da discussão dos assuntos de segurança e defesa. Além disso, objetiva contribuir para a interação do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx) com todos os setores da sociedade e, ainda, aumentar a visibilidade e o acesso às publicações da Instituição, em acesso aberto, em conformidade com a Lei nº 12.527 de 18/11/2011 (Lei de Acesso à Informação).

A apresentação foi realizada pelo Cel R1 Juliano Bruno de Almeida Cardoso, Gerente do EB Conhecer, e foi assistida pelos Cursos de Política Estratégia e Alta Administração do Exército, Comando e Estado-Maior (1º e 2º anos), Comando e Estado-Maior para Médicos e Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas.

A intenção, ao criar o Portfólio, foi modernizar os meios de difusão dos trabalhos científicos da Força Terrestre com plataformas digitais open source (código aberto), que tiveram custo zero e, dessa forma, otimizaram a utilização de recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos, contribuindo para facilitar a pesquisa dos discentes e docentes das Escolas do Exército e o público em geral.

Ao término do evento, que transcorreu no auditório Duque de Caxias, o Cel Walter Henrique Amaral de Deus, Chefe da Divisão de Ensino da ECEME, agradeceu a exposição e destacou a importância da utilização das novas tecnologias para a construção do conhecimento na Escola Marechal Castelo Branco.

Fonte: ECEME