Curso do Sistema Múltiplo de Misseis e Foguetes ASTROS para o Exército da Indonésia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 out 2019

Jakarta, Indonésia – No período de 14 a 25 de outubro, na cidade de Malang/Java Oriental, mais precisamente no 1º Batalhão de Artilharia de Campanha (Batalyon Artillery Medan/YonArMed 1), o Maj Art Leandro Rodriguez Caldas, Oficial de Ligação do Exército Brasileiro na Empresa AVIBRAS e o Sr Luiz  Fernando Alves Pontes, do centro de treinamento da Empresa AVIBRAS, ministraram para 11 militares do Exército Indonésio o Curso de Emprego Tático e de Direção de Tiro do Sistema Múltiplo de Mísseis e Foguetes ASTROS.

O curso teve como foco os Comandantes de Bateria e na sua grade curricular teve 4 objetivos:

1) Capacitar o planejamento do emprego tático do Sistema ASTROS em operações ofensivas e defensivas;

2) Apresentar o emprego do Sistema ASTROS na defesa do litoral;

3) Realizar cálculos convencionais de tiro; e

4) Realizar a análise da missão de tiro.

O curso foi prestigiado na sua abertura e no seu encerramento com a visita do Comandante da Artilharia do Exército Indonésio, do Adido do Exército Brasileiro na República da Indonésia, do Comandante do 2º Regimento de Artilharia, grande comando que enquadra o YonArMed 1, e do representante da Empresa AVIBRAS na República da Indonésia.

A Indonésia, país com a quarta maior população do planeta, conta com cerca de 260 milhões de habitantes, concentrados em mil das 17.508 ilhas que compõem o maior arquipélago do mundo. A importância regional da Indonésia não se deve, unicamente, ao seu grande número populacional, a sua localização estratégica entre os Oceanos Índico e Pacífico, a torna passagem obrigatória para diversos navios. Estima-se que 1/5 do comércio marítimo mundial trafegue pelas águas do país.

A atividade foi mais uma das ações de intercâmbio que vem sendo realizadas entre os Exércitos de ambos os países, principalmente no emprego da Artilharia de Campanha.

Fonte: Aditância do Exército na Indonésia