2º Batalhão de Engenharia de Combate participa de simulado da Defesa Civil do Estado de São Paulo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 out 2019

São Paulo (SP) – O 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Borba Gato, participou de um simulado realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, na cidade de Campos do Jordão. Os trabalhos foram divididos em duas etapas: uma oficina e um exercício simulado.

A Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão teve a finalidade de capacitar os agentes de defesa civil das cidades do Vale do Paraíba a identificar preventivamente possíveis ameaças. A atividade foi realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP), com o apoio do Instituto Geológico, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, do Somar Meteorologia e da Cruz Vermelha Brasileira – São Paulo.

A segunda etapa foi um simulado de orientação e preparação em caso de incidente de emergência, realizado para os moradores do bairro Sodipe. Durante a simulação, foi apresentado um local de risco em que estaria chovendo há vários dias e onde teria acontecido duas situações simultâneas: uma de alagamento e outra de deslizamento de terra.

Além do Exército Brasileiro, a atividade envolveu o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Científica, a Cruz Vermelha Brasileira, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Guarda Civil Municipal de Campos do Jordão, entre outros órgãos.

Com isso, o Batalhão pôde apresentar suas capacidades de operação e cooperação com a Defesa Civil, integrando-se ainda mais às agências envolvidas e maximizando o poder das entidades em situações de desastres naturais.

Fonte: 2º Batalhão de Engenharia de Combate