3ª Edição da Avaliação Competitiva de Adestramento Avançado de Viaturas Blindadas de Reconhecimento

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 out 2019

Ponta Porã (MS) – Na semana de 7 a 11 de outubro, foi realizada a 3ª Edição da Avaliação Competitiva de Adestramento Avançado das Guarnições de Viaturas Blindadas de Reconhecimento (VBR) Master Gunner 2019, no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec). A guarnição de uma viatura blindada refere-se aos ocupantes do veículo, com responsabilidades específicas quanto ao comando, à condução e à operação de equipamentos de comunicações e armamentos, por exemplo.

A Avaliação Competitiva compõe-se de dois dias de preparação e de três dias de provas. Os primeiros dias foram reservados para as reuniões técnicas com as guarnições, a leitura das normas de segurança, a realização de treinamentos dirigidos conforme a dinâmica de cada etapa, bem como a inspeção e execução de pequenos ajustes mecânicos nas viaturas blindadas.

No dia 9 de outubro, deu-se início à competição, com as guarnições sendo avaliadas em oito oficinas: Aprestamento Operacional da VBR; Conduta-Auto Avançada “Pista Strike”; Preparação e incidentes do Canhão 90mm; Primeiros-Socorros e Manutenção; Engajamento de Alvos em Movimento no Estande de Tiro Reduzido; Confecção de Roteiro de Tiro, Preparação e Engajamento de Alvos na Posição de Bloqueio; Balizamento Noturno; e Combate de Encontro.

As equipe são compostas por três militares: um terceiro-sargento comandante de carro, um cabo atirador e um cabo motorista. Participam dessa competição de viaturas blindadas de reconhecimento equipes das seguintes unidades:

– 1º RC Mec, de Itaqui RS);

– 2º RC Mec, de São Borja (RS);

– 3º RC Mec, de Bagé (RS);

– 5º RC Mec, de Quaraí (RS);

– 8º RC Mec, de Uruguaiana (RS);

– 10º RC Mec, de Bela Vista (MS);

– 11º RC Mec, de Ponta Porã (MS);

– 12º RC Mec, de Jaguarão (RS);

– 14º RC Mec, de São Miguel do Oeste (SC);

– 15º RC Mec, do Rio de Janeiro (RJ);

– 17º RC Mec, de Amambaí (MS);

– 19º RC Mec, de Santa Rosa (RS);

– 6º Esqd C Mec, de Santa Maria (RS); e

– 8º Esqd C Mec, de Porto Alegre (RS).

Fonte: 11º RC Mec