Programa Forças no Esporte

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 out 2019
Crédito: Agência EsPCEx

Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) comemorou o Dia das Crianças, no período de 8 a 10 de outubro, com as crianças participantes do Programa Forças no Esporte.

As crianças e seus familiares tiveram a oportunidade de participar de várias atividades em conjunto, tais como brincadeiras lúdicas, plantio de árvores, gincanas, palestras e atividades físicas.

Autoridades da cidade de Valinhos participaram das atividades e puderam acompanhar o profissionalismo e a dedicação dos militares da EsPCEx no programa.

O que é o PROFESP?

O PROFESP é um programa sócio-educativo desenvolvido por intermédio de parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania, tendo como objetivo colaborar com a melhoria da qualidade de vida de jovens de escolas públicas, promovendo a inclusão social por meio da prática de esportes.

Por intermédio dessa parceria, as Forças Armadas acolhem em seus aquartelamentos grupos de estudantes, que, no contraturno escolar, recebem aulas de cidadania e de iniciação ao esporte.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) iniciou esse projeto no corrente ano, a fim de despertar no aluno valores de civilidade, cidadania, honestidade, responsabilidade e amor à Pátria, além de avivar nesses jovens a autoestima e a integração social.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) tem como objetivo geral democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens.

Possui como objetivos específicos:

- oferecer práticas esportivas educacionais estimulando crianças, adolescentes e jovens, matriculados nas escolas públicas, a manterem uma interação efetiva, que contribua para o desenvolvimento integral; oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade; desenvolver valores sociais, cívicos e morais; contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras; contribuir para a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde); e identificar possíveis talentos esportivos no universo dos beneficiados.

A fundamentação pedagógica do PROFESP está pautada na oferta de múltiplas vivências do esporte em suas diversas modalidades, trabalhadas na perspectiva do esporte educacional, voltado ao desenvolvimento integral do indivíduo e ao acesso à prática esportiva, por meio de ações planejadas, inclusivas e lúdicas, como estímulo à vida ativa.

As atividades esportivas oferecidas são de caráter educacional, tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem, de forma a favorecer a consciência de seu próprio corpo, explorar seus limites, aumentar as suas potencialidades, desenvolver seu espírito de solidariedade, de cooperação mútua e de respeito pelo coletivo.

O processo de ensino-aprendizado é voltado para o estímulo à compreensão da convivência em grupo, das regras necessárias à organização das atividades, da partilha de decisões e emoções, fazendo com que o indivíduo possa reconhecer seus direitos e deveres, para uma boa convivência social.

As atividades complementares consistem em intervenções educacionais, recreativas, artísticas, culturais, de cidadania e outras, definidas pela EsPCEx em seu Planejamento Pedagógico. São temáticas relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, valores morais, civismo, vivências culturais, reforço escolar, recreação e outros, que orientem a formação de conceitos e hábitos educativos, utilizando o esporte como ferramenta de conscientização dos participantes no convívio social sustentável.

A EsPCEx iniciou o Programa com a Prefeitura de Valinhos, recebendo os alunos da E.M.E.B. Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto. Foram disponibilizadas 80 vagas, ou seja, duas turmas de 40 alunos com faixa etária entre 11 e 14 anos.

A rotina do programa consiste  na chegada na EsPCEx, café da manhã, atividades lúdicas, cívicas, reforço escolar, prática desportiva, higiene pessoal almoço e partida para o colégio.



Fonte:espcex

Crédito: Agência EsPCEx