Programa de Valorização da Vida

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 out 2019

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), Campo de Provas da Marambaia, reuniu todo o efetivo no auditório da organização militar, na manhã de 16 de outubro, para assistir a uma palestra sobre o Programa de Valorização da Vida, cuja finalidade é promover qualidade de vida, fortalecer os laços afetivos e proteger a família militar.

O evento deu prosseguimento à inserção do Exército Brasileiro na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, que foi iniciada em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde 10 de setembro de 2003, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, cuja idéia é promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio e divulguem o alerta à população sobre a importância de sua discussão.

O programa é esclarecedor e sensibiliza a todos, no sentido de que o suicídio é um problema de saúde pública e que há meios para preveni-lo. Oficiais, subtenentes, sargentos, servidores civis, cabos e soldados receberam valiosas informações ministradas por um médico psiquiatra do Hospital Central do Exército, com vasta experiência no tema. Foram abordados aspectos inerentes ao funcionamento do cérebro humano, à genética e a sintomas fundamentais e acessórios da depressão, ao emprego de medicamentos antidepressivos, às estatísticas do suicídio, aos fatores de risco e a destacadas seis perguntas fundamentais que indicam a necessidade de ajuda por qualquer pessoa.

O efetivo do CAEx prosseguirá bem preparado no cumprimento das missões em prol do Exército Brasileiro, através da valorização de cada momento e da superação dos obstáculos.



Fonte:CAEx