Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento é apresentado em estágio de atualização pedagógica do DECEx

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 out 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 15 de outubro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) apresentou aos participantes do Estágio de Atualização Pedagógica Nível I 2019 (ESTAP NÍVEL I 2019), do Departamento de Educação de Cultura do Exército (DECEx), o Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento (EB Conhecer).

O ESTAP NÍVEL I 2019 tem como alguns de seus objetivos levantar e discutir assuntos relevantes e oportunidades de melhoria no Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx), de modo a torná-lo mais eficaz e a atualizar as Diretorias e Centros no que diz respeito a temas técnicos e pedagógicos.

O EB Conhecer é um conjunto de plataformas digitais, livres e colaborativas, que abriga as bases de dados referentes à gestão da informação no Exército Brasileiro. Criado pelo Comando do Exército, outro objetivo do sistema é aumentar a visibilidade das publicações da instituição e o acesso a elas, em consulta aberta, em conformidade com a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação).

O portfólio agrega as produções intelectuais, as publicações de periódicos, os conceitos doutrinários, o patrimônio histórico e cultural e os produtos de eventos temáticos de interesse da Força Terrestre, visando armazenar, organizar, gerenciar, preservar, recuperar e difundir o acervo em formato digital produzido no âmbito do Exército Brasileiro e passível de integração com o meio civil.

O sistema está organizado em aplicativos com funções específicas para a gestão do conhecimento no âmbito do Exército Brasileiro, são eles: a Biblioteca Digital do Exército (BDEx), o Portal de Periódicos do Exército (EB Revistas), o Portal de Eventos do Exército (EB Eventos), o Acervo do Patrimônio Histórico e Cultural (EB Acervo), a Enciclopédia Colaborativa de Doutrina (Wikidout) e o Metabuscador (EBusca).

A apresentação durante o ESTAP NÍVEL I 2019 foi coordenada pela Assessoria de Desenvolvimento e Avaliação Educacional e contou com a presença de representantes da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, da Diretoria de Educação Superior Militar, da Diretoria de Educação Técnico Militar, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial e do Centro de Capacitação Física do Exército.

 

Acesse aqui:

– o Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento – EB Conhecer;

– a Biblioteca Digital do Exército (BDEx);

– o Portal de Periódicos do Exército (EB Revistas);

– o Portal de Eventos do Exército (EB Eventos);

– o Acervo do Patrimônio Histórico e Cultural (EB Acervo)

– a Enciclopédia Colaborativa de Doutrina (Wikidout); e

– o Metabuscador (EBusca).

Fonte: DECEx