Cerimônia em comemoração ao Dia do Mestre no Colégio Militar do Rio de Janeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 out 2019
Crédito: Sd França

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 11 de outubro, no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), ocorreu a solenidade em homenagem ao dia do mestre. Para essa atividade, foram convidados todos os professores e mestres, atuais e antigos, dos quais destacamos o Coronel Torraca, o professor mais antigo, e a Professora Joanita, a primeira professora mulher do Colégio.

Na chegada ao Colégio, depararam-se com um quadro mural cheio de fotos dos mestres em várias situações e momentos, já sinalizando que o dia seria tomado de grandes emoções. Na sequência, o aluno Lanari, da Primeira Companhia de Alunos, foi o corneteiro da guarda para a recepção do General de Brigada Francisco Carlos Machado Silva, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial.

Durante a formatura, na Praça Thomaz Coelho,  foram realizadas as seguintes atividades: inauguração do Chafariz do Conhecimento, pelo Coronel Torraca, ofertado ao CMRJ por antigos mestres e alunos dessa casa; plantio de duas Camélias Vermelhas no Memorial dos Professores pelos Cel Helvécio e Professora Joanita, simbolizando o reconhecimento de todo trabalho realizado em prol dos alunos; e a inauguração de mais cinco placas de Professores Eméritos.

Ainda na formatura, houve a leitura de um texto alusivo ao dia do mestre. Texto esse de autoria de alunos do Jornal do Thomaz e lido pela aluna Marina Margoto. Por ocasião do término da leitura, alunos entraram no interior da Praça e apresentaram alguns cartazes com mensagens de gratidão aos professores.

O comandante do CMRJ, em suas palavras, agradeceu a presença de todos, destacou a presença de professores da sua época de aluno, exaltou a iniciativa dos Coronéis Himario (pai) e Murilo e do professor Martinho, pela iniciativa da criação em 2018 do Memorial dos Professores e determinou que todo Corpo de Alunos cantassem juntos, abraçados e de forma bem vibrante a Canção do Colégio como agradecimento a dedicação de todos os professores.

Após tanta homenagem, surgiu o inesperado e inédito convite; que todos os professores, de ontem e de hoje, desfilassem juntos com o Corpo de Alunos. Convite esse que foi aceito e responsável por muitas lágrimas de felicidades e depoimentos de satisfação por parte dos mestres.

Fonte: CMRJ


Crédito: Sd França