Unidades da 6ª Região Militar apresentam as atividades do Exército Brasileiro a escolas na Bahia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 out 2019
Crédito: Fotos: 6ª RM

Salvador (BA) –  Ao longo do ano de 2019, as organizações militares diretamente subordinadas e vinculadas à 6ª Região Militar (6ª RM) têm realizado diversas atividades informativas, culturais e recreativas junto a escolas da região, envolvendo os estudantes, professores e diretores das instituições de ensino.

Em Paulo Afonso, no estado da Bahia, a  1ª Companhia de Infantaria (1ª Cia Inf) costuma promover visitas ao aquartelamento com passeio em viatura 5 Ton, pista de cordas, palestras sobre o ambiente operacional de caatinga, Operações de Garantia da Lei e da Ordem e missão de paz, apresentação da banda de música da 1ª Cia Inf e competições com entrega de medalhas.

Em Barreiras, também na Bahia, os estudantes são recepcionados pelo Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) durante as visitas ao Batalhão e ocupam um lugar de destaque para prestigiar as solenidades militares.

Em Salvador, militares do Hospital Geral de Salvador (HGeS), do 51º Centro de Telemática (51º CT), do Parque Regional de Manutenção da 6ª RM (Pq R Mnt/6) e da Companhia de Comando da 6ª RM (Cia C/6ª RM) visitam, periodicamente, as escolas e ministram palestras sobre saúde e sobre a carreira militar; sobre o Patrono do Exército, Duque de Caxias; sobre o Exército Brasileiro e as formas de ingresso na Força; sobre as áreas de atuação e a área protegida da fronteira brasileira; sobre armas, quadros e serviços do Exército e as atividades realizadas por cada segmento, ilustrando essas atividades com uma exposição de materiais de emprego militar. Tudo isso a fim de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e sanar as dúvidas de estudantes e professores.

A Cia C/6ª RM e o 6º Depósito de Suprimento (6º D Sup)  também promovem visitas de grupos escolares ao aquartelamento, com o objetivo de apresentar, aos corpos docente e discente, as instalações do quartel e algumas atividades realizadas pelo soldado do Exército Brasileiro. No 6º D Sup, a prática é executar movimentos de ordem unida com o grupo e entregar edições da Revista Recrutinha. Na Cia C/6ª RM, o Comandante da organização militar realiza um passeio pelo aquartelamento com os estudantes, apresentando-lhes as seções, as viaturas e a parte histórica (uniformes, monumentos, quadros, estátuas, etc.), culminando em registros fotográficos e brincadeiras com os personagens Recrutinha e Olivinha.

Proporcionar o contato dos estudantes com o dia a dia dos militares, além de facilitar o acesso às informações acerca do Exército Brasileiro, permite, à 6ª RM, contribuir com o desenvolvimento cognitivo e motor dos escolares e compartilhar, com esses, os sorrisos, o entusiasmo, a emoção e o sentimento de dever cumprido.

Fonte: 6ª RM