Comandante do Exército Colombiano visita CMO

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 out 2019
Crédito: CMO

Campo Grande (MS) – O Comandante Militar do Oeste (CMO), General de Exército Lourival Carvalho Silva, recebeu, nos dias 9 e 10 de outubro, na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), a visita do Comandante do Exército Nacional da Colômbia, General de Exército Nicácio de Jesús Martínez Espinel, e comitiva.

"Sinto-me muito honrado em regressar ao Brasil depois de 29 anos, quando foi aluno da ESAO em 1990. É muito importante fortalecer os laços de amizade com um Exército de um País amigo que tem contribuído para solucionar os problemas do nosso povo. Me sinto honrado por poder estreitar os laços de amizade hoje, aqui na 4ª Brigada de Cavalaria, nesta região tão importante para o Brasil", disse o General Martínez.

Em Mato Grosso do Sul, o General Martinez conheceu as potencialidades do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), considerado um dos maiores programas de segurança e defesa do mundo, com a missão de proteger 17 mil quilômetros de fronteiras com 10 países vizinhos.

O Comandante da 4ª Bda C Mec, General de Brigada Eduardo Tavares Martins, realizou uma palestra onde mostrou as características da Brigada e a importância do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras.

"A Fronteira não é um marco de separação mas, sim, um elemento de união entre Países amigos e uma oportunidade de operações interagências, visando o bem comum", explicou o General Eduardo durante a apresentação do Programa.

Na sequência, os militares da Brigada apresentaram aos visitantes os equipamentos, viaturas e materiais do SISFRON utilizados nas operações do Comando Militar do Oeste.

"Vejo a organização, a inovação para poder contribuir com o bem-estar do povo brasileiro. Interessante a capacidade dos equipamentos e capacitação dos militares. Fiquei satisfeito em estar aqui," disse o General Martinez, após as apresentações.

"Acredito que a vinda do Comandante do Exército Colombiano, particularmente ao CMO, é um oportunidade para estreitar os laços de amizade e camaradagem que unem os dois Exércitos. Aqui na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o General Martinez conheceu melhor o SISFRON, já que a Colômbia também faz esforços nesse sentido", enfatizou o 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Divisão Flavio Marcus Lancia Barbosa.

O Comandante do CMO agradeceu ao Comandante do Exército Colombiano pela visita, fruto de todo trabalho que realizado pelo Exército Brasileiro. "Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos mas, acima de tudo, o espírito que impera aqui na nossa região que é sempre de mantermos as tradições do nosso Exército e trazer maior segurança à nossa sociedade," disse o General Carvalho.

O Comandante do Exército da Colômbia veio ao Brasil com o objetivo de estreitar as relações institucionais do Exército Brasileiro com o Exército Colombiano e, ainda, fortalecer laços de amizade. Além de Dourados, o General Martinez e comitiva passaram por Brasília (DF) e, na tarde da quinta-feira (10/10), seguem para o Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: CMO


Crédito: CMO