Visita da Comitiva do Centro Químico e Biológico do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos Estados Unidos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 out 2019
Crédito: TC Roberto e Cap Voris.

Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) recebeu, entre os dias 1º e 3 de outubro de 2019, a visita de comitiva do Centro Químico e Biológico do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos Estados Unidos (CCDC/CBC)

O objetivo da visita foi realizar intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os profissionais do Laboratório de Análises Químicas (LAQ) do IDQBRN e do Laboratório de Química Analítica Forense (FAQ) do CCDC/CBC. O FAQ é um dos laboratórios designados pela Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) para a análise de amostras obtidas em situações reais em que haja a suspeita da utilização de agentes químicos de guerra.

As atividades que aconteceram durante esses dias abordaram os trabalhos desenvolvidos em ambos os laboratórios durante suas participações nos testes de proficiência da OPAQ. Foram realizadas palestras, discussões técnicas, visitas às instalações e práticas laboratoriais sobre cromatografia líquida e gasosa, detectores seletivos, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear para identificação de substâncias relacionadas na Convenção para Proibição de Armas Químicas.

A visita de especialistas do CCDC/CBC ao IDQBRN promoveu o aperfeiçoamento da equipe técnica do Instituto na área de defesa química e a melhoria dos processos e das análises para os próximos testes de proficiência da OPAQ, além de ter se apresentado como uma excelente oportunidade para discutir possíveis cooperações futuras entre as dois laboratórios. Convém ressaltar que tanto o CCDC/CBC quanto o IDQBRN obtiveram conceito máximo no último teste de proficiência organizado pela OPAQ, em que apenas quatro laboratórios conseguiram atingir esse resultado.

Fonte: IDQBRN


Crédito: TC Roberto e Cap Voris.