Em Brasília, acontece Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2019

Brasília (DF) – No período de 30 setembro a 4 de outubro, aconteceu o Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM) 2019, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília (DF). O curso, coordenado pelo Gabinete do Estado-Maior do Exército (EME), pelo General de Brigada Adilson Carlos Katibe, tem como objetivo atualizar os futuros comandantes sobre legislação e doutrina vigentes, com o intuito de ampliar a capacitação profissional dos oficiais nomeados para o comando de unidade e de subunidades independentes.

A abertura foi feita pelo Chefe do EME, General de Exército Walter Souza Braga Neto, que abordou os aspectos práticos da liderança e enfatizou que todos os militares nomeados, independentemente do nível hierárquico, estavam plenamente preparados para o Comando.

No período da tarde, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, esteve presente no CPCOM e deu orientações aos oficiais sobre o papel dos comandantes nos quartéis e no relacionamento com a sociedade e a família militar. Ele falou sobre a importância do apoio da rede de comando aos seus subordinados. “O subordinado não pode achar que não tem o direito de incomodar o comandante com um problema seu”, ressaltou o General.

O curso registrou a presença de 234 militares que estarão comandando em 2019. Ao longo da semana, os oficiais receberam orientações sobre procedimentos operacionais e administrativos que deverão ser adotados no exercício de suas funções, assistiram a palestras do Órgão de Direção Geral, dos Órgãos de Direção Setorial e de Direção Operacional do Exército, assim como dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Comando do Exército, além do Superior Tribunal Militar e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Fonte: EME / SG3