Ilha de atendimento agiliza serviços

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2019
Crédito: 5ª Região Militar

Curitiba (PR) – A “Ilha de Atendimento” da 5ª Região Militar (5ª RM) está localizada no bairro Boqueirão e é um dos espaços, fora do Forte Pinheirinho, de referência do Comando Administrativo. Nesse local, estão disponíveis os serviços do Gabinete de Identificação Regional da 5ª RM (GIR/5), do Posto de Recrutamento Militar (PRM) e da Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas (CSPFA).

No primeiro semestre já foram atendidas nesse local 7.900 usuários dos serviços, sendo 345 para confecção de identidade militar, 55 no Posto de Recrutamento e 7.500 na Comissão conscritos para integrarem as fileiras da Marinha, Exército e Aeronáutica, nos estados do Paraná e Santa Catarina. 

 

Identidade militar em três dias

 

Em 2018 o GIR/5 ficou em terceiro lugar no Troféu Eficiência da Diretoria de Serviço Militar (DSM), sendo considerado uma referência nacional de identificação. A equipe, formada por oito militares, consegue entregar uma identidade militar em até três dias, antes o processo demorava, em média, 25 dias úteis. Este ano já foram confeccionadas mais de 3.150 identidades, batendo o recorde do ano anterior.

 

O Posto de Recrutamento e Mobilização

 

A 5ª RM é a responsável pelo processo de alistamento on-line, designação, distribuição, seleção, convocação e incorporação dos jovens nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2019, se alistaram mais de 138 mil jovens nos dois estados e foram incorporados as fileiras do Exército mais de sete mil. Na Guarnição de Curitiba o PRM é responsável pela fiscalização e execução das atividades de recrutamento dos 1.896 novos soldados e alunos dos NPOR da capital paranaense, além de coordenar as atividades das 38 Juntas de Serviço Militar de sua área de atuação.

 

Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas

 

A Comissão de Seleção tem por finalidade o recrutamento e seleção de conscritos, em busca da  excelência do efetivo a incorporar nas Organizações Militares de Curitiba. Neste ano, está previsto passarem pelo processo seletivo mais de 15.000 conscritos, sendo 120 delas todos os dias. Na seleção, os candidatos realizam diversas etapas como: exame de saúde, entrevista (que busca reconhecer habilidades que poderão ser aplicadas dentro da instituição), medidas antropométricas e teste físico.

Para o desenvolvimento dos trabalhos são empenhados, em torno de, 25 militares do Exército e da Força Aérea Brasileira, criteriosamente selecionados e preparados por uma capacitação, agregando eficiência, eficácia e efetividade ao processo. Todos os esforços despreendidos tem resultado na seleção do melhor efetivo a incorporar nas organizações militares da ativa da capital dos paranaenses e dos Orgãos de Formação da Reserva localizados no 20º BIB, 5º GAC Ap e 5º B Log.

Fonte: 5ª Região Militar