198 anos a serviço da Pátria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2019
Crédito: 6ª Região Militar

Salvador(BA) - No último fim de semana, a 6ª Região Militar, Região Marechal Cantuária, realizou, na cidade de Salvador-BA, atividades comemorativas ao seu 198º aniversário, completado no dia 1º de outubro de 2019. Os 198 anos de criação da 6ª Região Militar marcam, também, o tempo de dedicação, desse Grande Comando, a serviço da Pátria e às atividades pela promoção da segurança e da paz junto às sociedades baiana e sergipana.

Na manhã de 04 de outubro, houve solenidade militar, no 19º Batalhão de Caçadores (19º BC), contando com a presença de militares, de ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial, de grupos de jovens esportistas e escolares, e de todos os amigos que fazem parte dessa trajetória histórica. Durante o evento, personalidades civis e militares foram agraciadas com o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, por terem contribuído e permanecerem apoiando os projetos do Exército Brasileiro, de forma singular, como parceiros da instituição.

No dia 06 de outubro, coordenado pelo 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), foi realizado o 10º Passeio Motociclístico da 6ª Região Militar, com a concentração dos motociclistas na Colina Sagrada da Igreja do Bonfim. Após o momento de oração e bênção conduzido pelo Capelão Militar e pelo Pároco local, iniciou-se o trajeto de aproximadamente 47 Km, passando por pontos turísticos, até chegarem ao Centro Gerontológico de Amaralina (CGA), onde os motociclistas confraternizaram com seus familiares e amigos. No CGA, estava à disposição de todos uma estrutura com food truck, exposição de motocicletas, atividades físicas, brincadeiras para as crianças, e trilha musical por conta das bandas de rock'n roll.

Resumo histórico da 6ª Região Militar

Em 1º de outubro de 1821, como consequência da evolução das estruturas militares do Reino, Dom João VI decretava a criação do Governo das Armas da Província da Bahia, na cidade de Salvador. Esse novo Comando, origem da atual 6ª Região Militar, passaria a ter uma participação constante e efetiva na história de nossa Pátria, destacando-se na luta pela Independência do Brasil, que, após uma sucessão de batalhas, alcançou, no dia 2 de julho de 1823, a vitória contra a última resistência portuguesa. Além desse feito heroico, a 6ª Região Militar, também atuou, por meio de suas Unidades, em outros episódios de grande importância para a formação da nacionalidade brasileira, tais como as lutas internas pela manutenção da integridade territorial do Brasil, a Guerra da Tríplice Aliança, a Campanha de Canudos, a sua participação na 2ª Guerra Mundial e, mais recentemente, integrando os contingentes de Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti.

Nos últimos anos, a 6ª Região Militar participou de diversas Operações de Garantia da Lei e da Ordem, inclusive a Segurança na Copa das Confederações, em 2013; a Operação Ilhéus - Segurança no Sul da Bahia, no conflito entre agricultores e indígenas; a Segurança na Copa do Mundo 2014; a Segurança nos últimos pleitos eleitorais; participou ativamente com um Batalhão na pacificação do Complexo da Maré, na cidade do RJ, e com a Força Terrestre Componente durante os Jogos Olímpicos Rio 2016; e, nos dois últimos anos, enviou contingente para a Operação Acolhida, na região de fronteira com a Venezuela, a fim de apoiar a ONU nas atividades humanitárias junto aos refugiados. Além disso, esse Grande Comando coordena a Operação Carro-Pipa, assistindo quase um milhão de pessoas atingidas pela seca no interior da Bahia e de Sergipe.

A 6ª Região Militar tem como Patrono o Marechal João Thomaz de Cantuária, que teve participação ativa, como Major, no heroico episódio da Guerra do Paraguai, conhecido como a “Retirada da Laguna”. Ele comandou o 3º Distrito Militar, hoje 6ª Região Militar, no período de 1897 a 1898. Em homenagem a tão ilustre chefe militar, que também foi o primeiro Chefe do Estado-Maior do Exército, foi concedida, à 6ª Região Militar, a denominação histórica de “Região Marechal Cantuária”.

Atualmente, a 6ª Região Militar está subordinada ao Comando Militar do Nordeste, sediado em Recife-PE, e tem a missão de planejar e executar as atividades logísticas e de emprego operacional das Organizações Militares do Exército nos Estados da Bahia e Sergipe.

 

Fonte: 6ª Região Militar


Crédito: 6ª Região Militar