Aniversário do Hospital de Guarnição de Porto Velho

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2019

Porto Velho (RO) – O dia 27 de setembro de 2019 ganhou um destaque incomum no calendário de atividades do Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV): o 33º aniversário de criação do único hospital de guarnição que possui a nobre missão de atender a família militar de três estados da federação: Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Criada em 26 de setembro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 1.047, sua origem remonta ao ano de 1977, quando na época era a enfermaria do 5º Batalhão de Engenharia de Construção e possui em sua estrutura o suor, o sangue e a fibra daqueles que são "Os Pioneiros da Amazônia". Todos esses atributos foram imprescindíveis para o brilhantismo da cerimônia militar.

A solenidade contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade e região, de amigos do HGuPV e de militares da reserva, além de familiares e convidados dos integrantes do Hospital. O Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), General de Brigadada Luciano Batista de Lima, presidiu a formatura.

A cerimônia contou ainda com a entrega do diploma Amigo do HGuPV. Foram agraciados com a honraria, além do Comandante da Brigada, diversas autoridades civis e militares. 

Na sequência, a tropa entoou a canção do HGuPV, criada pela Portaria nº 452-SGEx, de 16 de dezembro de 2009, com letra do Major Casara, atual Diretor, e música do Subtenente Músico Wilson Rodrigues Leal.

Ao final, a tropa desfilou em continência ao Comandante da 17ª Bda Inf Sl.