Campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 set 2019

Brasília (DF) – O dia 17 de setembro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Segurança do Paciente e para este ano foi definido o  tema "Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global" para a Campanha do chamado Setembro Laranja.

O Núcleo de Segurança do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) desenvolveu ações voltadas para a mobilização dos pacientes e profissionais de saúde sobre a importância da segurança do paciente, unindo-se à iniciativa da OMS.

De 16 a 20 de setembro, a fachada do hospital foi iluminada na cor laranja, chamando a atenção dos pacientes para a importância da data. Ao longo da semana foram entregues folders informativos sobre a Segurança do Paciente com um álcool em gel para os beneficiários e, no último dia da semana, os profissionais de saúde puderam assistir à palestra de Rafael Leandro de Mendonça, Coordenador-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde, e de Luciana Yumi Eu, Técnica em Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, que falaram sobre o tema da campanha.

Reconhecer a importância da segurança do paciente como uma prioridade da saúde e fazer com que nossos hospitais somem esforços para isso é o objetivo desta data, uma vez que a segurança do paciente constitui um dos componentes mais importantes da qualidade da assistência.

O Núcleo de Segurança do Paciente do HMAB desenvolve ao longo dos anos diversas ações para reduzir ao máximo o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.