Militares Atletas do Exército passam por atualização de conhecimentos na Comissão Desportiva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 set 2019

Rio de Janeiro (RJ) – De 9 a 12 de setembro, militares atletas do Exército Brasileiro, que fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, passaram pela reciclagem anual de instruções militares, no Centro de Capacitação Física do Exército. Dos 50 participantes, 29 estarão nos 7º Jogos Mundiais Militares, em outubro, na China.

Durante a semana, atletas de esgrima, triatlo, atletismo, natação, futebol, boxe e vôlei de praia reavivaram seus conhecimentos militares com instruções de ordem unida, direitos e deveres militares, comunicação social, sistema de pagamento do Exército e controle antidoping, além de realizarem o teste de avaliação física, o teste de aptidão de tiro e inspeção de saúde.

Para atletas como a Sargento Luisa Baptista, triatleta duas vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2019, o PAAR é muito importante: “ele proporciona que eu treine e esteja competindo de maneira 100% estruturada. Além disso, há vários aspectos da carreira do atleta muito parecida com a vida militar, como disciplina, dedicação, planejamento estratégico”.

Para o esgrimista Sargento Henrique Marques, “o PAAR é muito importante não só para mim e para a esgrima, mas para todos os esportes! Acredito que a ajuda que as forças armadas dão aos atletas, não só financeiramente, mas com locais para treino, para fisioterapia e para pesquisa de ponta fazem muita diferença na jornada do atleta para a classificação e os bons resultados nas competições. Muitas pessoas não entendem que a competição é só 50% do resultado. Os outros 50% são a preparação, o treino, tudo o que o atleta batalhou pra chegar na competição em sua melhor forma possível! E é exatamente isso que o programa faz! Ele contribui nesses 50% até a competição, ajudando o atleta militar a estar pronto, para que possa completar esses outros 50% e chegar ao lugar mais alto do pódio!”.

Os 7º Jogos Mundiais Militares vão acontecer na China, no mês de outubro, e a delegação brasileira terá como desafio a participação em 29, das 32 modalidades que compõem os 7º Jogos Mundiais Militares. São elas: boxe, futebol, golfe, judô, wrestling, pentatlo naval, saltos ornamentais, salvamento aquático, taekwondo, vela, vôlei de praia, esgrima, hipismo, maratona aquática, natação, paraquedismo, pentatlo militar, pentatlo moderno, tiro esportivo, triatlo, vôlei, atletismo, basquete, ciclismo de estrada, ginástica artística, orientação, pentatlo aeronáutico, tiro com arco e tênis.

Fonte: CCOMSEx