Comemoração da Independência do Brasil na França

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 set 2019

Paris (França) – No dia 11 de setembro, no Centre de doctrine et d’enseignement du commandement (CDEC), órgão sediado na tradicional e histórica École Militaire, foi realizada a solenidade alusiva à comemoração do Dia da Independência do Brasil. O evento contou com a presença de integrantes do CDEC, do Adido do Exército na França e Bélgica, Coronel Adilson Akira Torigoe, e de representantes de órgãos do Exército Francês sediados em Paris.

Na oportunidade, foi proferida uma apresentação pelo Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Exército da França, Coronel Francisco Wellington Franco de Souza, na qual destacou a importância dessa data tão especial para todos os brasileiros, por marcar o nascimento dessa Nação pujante, livre e soberana. Enfatizou-se, ainda, a importância da parceria franco-brasileira para as duas instituições, em particular no contexto dos 100 Anos da Missão Militar Francesa no Brasil e dos atuais acordos estratégicos na área de defesa.

Na ocasião, foi destacada pelo Chefe do Estado-Maior do CDEC, Coronel do Exército da França Gilles Haberey, sobre a possibilidade de aumento do intercâmbio entre os dois exércitos nas áreas de doutrina, preparo operacional e emprego combinado em operações exteriores. Essa assertiva é embasada na reconhecida capacidade operacional do Exército Brasileiro, demonstrada em diversas atuações sob a égide de organismos internacionais e nas operações no território nacional.

O evento serviu também para ratificar junto à Nação Amiga o papel do Exército Brasileiro, no contexto histórico da gênese da Nação brasileira, quer seja pelo "Braço Forte" na defesa incondicional de nossa liberdade e soberania, quer pela "Mão Amiga" em apoio à nossa gente em todos os rincões desse imenso país continente.

Fonte: Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Exército Francês