Operação Verde Brasil: tropa da 1ª Brigada de Infantaria de Selva atua no sul do estado de Roraima

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 set 2019
Crédito: 10º GAC Sl

Boa Vista (RR) – Desde o dia 9 de setembro, a tropa da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) está atuando no sul do estado de Roraima no contexto da Operação Verde Brasil. A finalidade da ação é atuar na repressão aos delitos ambientais e identificar áreas suscetíveis a incêndios, além de orientar a população quanto à necessidade de prevenir as queimadas na Região Amazônica.

A 1ª Bda Inf Sl, em cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar de Roraima, irão promover campanhas de prevenção e conscientização contra as queimadas e desmatamentos ilegais na Amazônia Setentrional, inicialmente, nos municípios de São Luís, Mucajaí, São João da Baliza, Caracaraí e Rorainópolis. Outro objetivo da operação é desencadear ações de fiscalização e de combate a focos de incêndio, caso necessário.

O Exército Brasileiro está atuando em cumprimento ao Decreto nº 9.985 e da Diretriz Ministerial nº 15/2019, ambos de 23 de agosto de 2019, que tratam sobre o emprego das Forças Armadas em operações de garantia da lei e da ordem (GLO) e para ações subsidiárias nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal, em articulação com os órgãos de segurança pública e entidades de proteção e fiscalização ambiental.

O Exército Brasileiro, por intermédio da 1ª Bda Inf Sl, mantém o seu compromisso com a segurança da fronteira norte de nosso país e de seus cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento nacional e para o bem-estar social da população de Roraima.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl


Crédito: 10º GAC Sl