12ª Região Militar desencadeia ações de valorização à vida em Manaus, com tema "Não camufle Sua dor: Fale"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 set 2019
Crédito: 12ª RM e Eduardo Cavalcante (SEDUC-AM)

Manaus (AM) – No mês de setembro, a 12ª Região Militar (12ª RM) está desenvolvendo ações no contexto do Programa de Valorização da Vida (PVV) e prevenção ao suicídio, em alusão à Campanha "Setembro  Amarelo" na Guarnição. Estão sendo abordados a questão de saúde pública emergente na sociedade contemporânea e o lema adotado foi "Não camufle Sua dor: Fale"!

Para tanto, no dia 1º de setembro, foi realizada a “I Caminhada  Juntos pela Vida” pelas ruas do centro da capital amazonense, visando alertar, sensibilizar e reunir a sociedade local em favor da vida, derrubar tabus, bem como preconceitos em torno dos trasntornos mentais e do suicídio. Na oportunidade, além da atividade física em si, foram proporcionadas apresentações artístico-culturais aos presentes, culminando com a iluminação do Teatro Amazonas na cor amarela, em alusão ao período. Tal ato mobilizou mais de mil pessoas entre militares das três Forças Armadas e Singulares, alunos das redes públicas de ensino, integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e do Centro de Convivência de Veteranos, Servidores Civis e Pensionistas (CCONVEP) da 12ª RM, bem como de vários profissionais da saúde.

No dia 2, o auditório do Quartel-General da 12ª RM sediou o I Painel de Valorização da Vida. O evento foi aberto ao público em geral, possibilitando a reflexão sobre as causas que podem levar a pessoa a atentar contra a própria vida, o compartilhamento de experiências de superação, trazidas pela advogada e jornalista Nauzila Campos, bem como a divulgação dos mecanismos, das técnicas e das estruturas disponíveis para demover o indivíduo de tal ímpeto ou prestar suporte em casos de tentativa fracassada.

No dia 03, o Comando da 12ª RM, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC), transmitiu, por meio da Central de Mídia do órgão, a palestra do Psiquiatra Dr Jorge Jaber, também participante do evento anterior, versando sobre relações tóxicas e os cuidados em saúde mental. A atividade foi direcionada para os profissionais da Educação de toda a rede pública estadual, incluindo, aí, mais de 50 municípios no interior do Amazonas, favorecendo a melhoria da qualidade de vida dos alunos e contribuindo para a prevenção de ocorrência de suicídios dentro desse segmento.

Nos dias 10 e 11, ocorreu, ainda, o Curso de Capacitação de Multiplicadores do PVV, no auditório do 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA), contando com a participação dos Adjuntos de Comando, integrantes das Formações Sanitárias e das agências de Comunicação Social das organizações militares da guarnição.

Nessa fase, busca-se a instrução de indivíduos em funções-chave para a multiplicação dos conhecimentos sobre a valorização da vida no âmbito da família militar, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida, bem como para o fortalecimento da dimensão humana da Força Terrestre na Amazônia Ocidental.

Fonte: 12ª RM


Crédito: 12ª RM e Eduardo Cavalcante (SEDUC-AM)