Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias realiza palestra sobre Estudos para a Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 set 2019
Profº Dr. Gilberto Carvalho de Oliveira, ministrando sua palestra.
Crédito: Sd Cassiano

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 5 de setembro, o Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) recebeu o Prof Dr. Gilberto Carvalho de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para apresentar a palestra “Estudos para a Paz e as bases conceituais das operações de paz”. O evento foi iniciativa do Programa de Pós-Graduação Humanidade em Ciências Militares do CEP/FDC e contou com a participação do corpo discente e docente, assim como de participantes de outras instituições.

Os Estudos da Paz surgiram aproximadamente em 1950 e desde então se desenvolvem como área disciplinar organizada e institucionalizada internacionalmente, embora a produção acadêmica do assunto no Brasil ainda seja discreta. A realização da palestra proporcionou a disseminação do assunto no âmbito acadêmico do estabelecimento de ensino, provocando reflexão sobre o assunto.

O Professor Gilberto é graduado e Mestre em Ciências Navais pela Escola Naval e Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Atualmente, é Professor-Adjunto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ e pesquisador do Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa da UFRJ.

Fonte: CEP/FDC


Profº Dr. Gilberto Carvalho de Oliveira, ministrando sua palestra.

Crédito: Sd Cassiano