Primeira passagem de comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 set 2019
Crédito: Sgt Alcindo; Sd Dias

Macapá (AP) – No dia 6 de setembro ocorreu a solenidade da primeira ´passagem de comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, a mais nova Grande Unidade do Exército Brasileiro. Na cerimônia, presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho passou o comando para o General de Brigada Adilson Giovani Quint.

O General Viana Filho, que assumiu o Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva no dia 26 de janeiro de 2018 como Comandante Pioneiro da Implantação da “Brigada Foz do Amazonas”, deixa Macapá (AP) para assumir o Comando da 11ª Região Militar, em Brasília (DF).

Ao ser nomeado para o cargo de comandante da 22ª Bda Inf Sl, o General Quint exercia o cargo de Comandante da Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações (MG). O militar nasceu em 1966 em Pires do Rio (GO) e ingressou na carreira militar em 1984, na Academia Militar das Agulhas Negras, iniciando como aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1987.

Autoridades civis e militares estiveram presentes na inauguração do retrato da Galeria de Comandantes da “Brigada Foz do Amazonas” e na formatura de passagem de comando, composta por tropas do 2° Batalhão de Infantaria de Selva, do 24° Batalhão de Infantaria de Selva, do Comando de Fronteira Amapá / 34 ° Batalhão de Infantaria de Selva e da Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva.

Como parte dos eventos da passagem de comando, no dia anterior, 5 de setembro, foi inaugurado o Bosque dos Comandantes com o plantio de uma muda de Castanheira-do-Brasil pelo General Viana Filho. O plantio de árvores tem como objetivo reflorestar a área desmatada para a implantação da 22ª Bda Inf Sl.

Com sede em Macapá (AP), foi criada para guarnecer a faixa de fronteira com o Suriname e Guiana Francesa, em virtude do nível estratégico exigir que as ações sejam planejadas e desencadeadas por oficial-general.

Dessa forma, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, a “Brigada Foz do Amazonas”, passou a ter na sua composição o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Belém (PA), o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em São Luís (MA), o Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva e a Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, ambos com sede em Macapá (AP).

Fonte: 22ª Bda Inf Sl


Crédito: Sgt Alcindo; Sd Dias