Solenidade celebra os 75 anos da 1ª ação de combate da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Cb Campos e Sd Queiroz

Aquidauana (MS) – No dia 6 de setembro, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb), organização militar expedicionária do Comando Militar do Oeste, realizou uma solenidade alusiva aos 75 anos da 1ª ação de combate da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos de batalha italianos, durante a Segunda Guerra Mundial. O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva.

Fizeram-se presentes autoridades civis e militares, dentre as quais os ex-combatentes: Senhor Agostinho Gonçalves da Mota, Presidente da Associação dos Veteranos da FEB em Mato Grosso do Sul; e o Senhor André Ragalzi.

Evocando a trajetória histórica dos “Pracinhas”, durante a formatura, foi realizada por militares do 9º BE Cmb, fardados com o uniforme da FEB, a montagem da ponte Bailey, com a finalidade de rememorar a equipagem lançada às margens do rio Arno, em 6 de setembro de 1944 por esse Batalhão.

Após a solenidade, foi inaugurada e concedida a autoridades, a Moeda rememorativa à significativa data.

As atividades concernentes ao fato histórico foram presenciadas, também, por alunos dos Grêmios de Engenharia, Artilharia e Bombeiros, representantes do corpo discente do Colégio Militar de Campo Grande (MS).

Fonte: 9º BE Cmb


Crédito: Cb Campos e Sd Queiroz