Tradicional desfile em Campo Grande celebra, em verde e amarelo, os 197 anos da Independência do Brasil

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 set 2019
Crédito: Sd P Lopes

Campo Grande (MS) – Antes mesmo das seis da manhã, cerca de três horas antes do desfile, arquibancadas e calçadas foram ficando lotadas ao longo da Rua 13 de Maio, uma das principais do comércio campo-grandense, local escolhido para o tradicional desfile cívico-militar, em comemoração aos 197 Anos da Independência do Brasil.

Com a cadeira de rodas motorizada enfeitada de verde e amarelo, a dona de casa Solange Rodrigues Jacques foi uma das primeiras a chegar e garantir um espaço bem perto do palanque de autoridades. "Sempre participo dessa festividade. Nós, brasileiros, temos que ter orgulho de nossa Bandeira, do nosso País e do nosso povo. O verde e o amarelo sempre estiveram comigo, independe da data de Sete de Setembro. Honramos nossa Pátria quando aprendemos a amá-la e respeitá-la", destacou.

Quem também veio vestido com as cores da nossa Bandeira foi o casal Delmondes. A aposentada, Dona Iolanda Taveira Delmondes, fez questão de escolher a roupa dela e do esposo para assistir, bem de perto, a solenidade do último sábado, Sete de Setembro. “Fiz questão de escolher nossas roupas nas cores da Bandeira do País, porque temos orgulho de ser brasileiros”, enfatizou. E foi assim que o casal viu da calçada, ao lado de centenas de pessoas, o desfile dos integrantes de organizações militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além da participação de instituições, escolas, associações e de órgãos de segurança pública.

A Força Terrestre, com cerca de quatro mil militares, contou com grupamentos escolares de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG). Desfilaram, ainda, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e representantes das organizações militares do Comando Militar do Oeste. Além disso, o público pôde ver de perto mais de 40 viaturas utilizadas pela Força, com destaque para a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, a mais moderna viatura blindada sobre rodas em utilização no Exército.

Momentos emocionantes para o Administrador de Empresas, Sebastião da Conceição, que fez questão de assistir ao desfile ao lado dos três filhos. “Eu cheguei bem cedo com meus filhos, porque trouxemos bandeirinhas do Brasil e fizemos questão de distribuir para a população. Agora é hora de mostrar o desfile para as crianças, para que elas vivam mais o amor ao País, à nossa Bandeira, porque a formação do nosso caráter começa desde cedo. É emocionante participar desse momento com elas”, disse o pai, que levou os filhos: Wellington, de 16 anos; Eduarda, de 8; e Paloma, de 4 anos.

Antes de deixar o palanque de autoridades, após acompanhar todos os momentos do desfile, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, lembrou da importância dessa data cívica que merece ser comemorada por todos os brasileiros. "Tudo isso faz com que nos tornemos melhores cidadãos, íntegros e capazes de construir um País melhor. Que nossos filhos possam desfrutar de um Brasil muito melhor que àquele que desfrutemos", finalizou.

Fonte: CMO


Crédito: Sd P Lopes