Forças componentes realizam apresamento de embarcação e combate a foco de incêndio em Itaituba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 set 2019

Belém (PA) – O Comando Conjunto Norte informa, no contexto da Operação Verde Brasil, que no dia 4 de setembro foi apresado na região dos estreitos (sul da Ilha do Marajó) uma embarcação com aproximadamente 900 m3 de madeira sem documentação.

O Navio Patrulha Bocaina, meio naval subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval realizou o apresamento e escolta da embarcação para a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), localizada na Baía do Guajará em Belém. Lá, serão realizadas as averiguações pela Marinha do Brasil, no que tange à documentação da embarcação e dos tripulantes, e pelos órgãos ambientais, referente à legalidade de sua carga.

Na noite de 5 de setembro, militares das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará combateram, com sucesso, foco de incêndio que se alastrou por extensa área de uma fazenda localizada no quilômetro 14 da Transamazônica, em Itaituba. Após o controle, os militares orientaram os moradores da área a informar aos órgãos públicos eventuais novos focos.

A atuação das Forças Componentes tem como objetivo a verificação de ilícitos ambientais, prestar apoio logístico e de segurança para agentes da secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará, bem como à participação da Polícia Ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente em coordenação com esses órgãos de fiscalização e controle ambientais e os órgãos de segurança pública.

Fonte: Comando Conjunto Norte