1º Batalhão Ferroviário prossegue com as obras na estrada de acesso ao Morro da Igreja, na Serra Catarinense

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 set 2019
Crédito: Cap Rodrigo

Lages (SC) – O 1º Batalhão Ferroviário prossegue nas obras de revitalização da estrada de acesso ao Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), no Morro da Igreja, Urubici (SC). Com aproximadamente 16 quilômetros de extenção e com relevo montanhoso, a estrada apresenta alta complexidade na sua execução, pois possui diversos trechos que necessitam da colocação de tirantes de contenção de enconstas, execução de drenagem profunda, substituição de placas de concreto no pavimento e pavimentação com concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ). Além de serviços de hidrossemeadura, execução de sarjetas, meios-fios e lançamento de cerca na área patrimonial da estrada do Morro da Igreja.

Faz parte do projeto de revitalização a construção de um escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBI), já que a estrada fica em área de preservação ambiental. O projeto contempla, também, uma infraestrutura turística no alto do Morro da Igreja, com a implantação de um mirante que permitirá maior visibilidade do cânion da Pedra Furada, símbolo da região. No mês de setembro, a obra parte para sua fase de finalização com a recuperação de áreas degradadas e lançamento de massa asfáltica em toda a sua extensão.

O Morro da Igreja está localizado no Parque Nacional de São Joaquim, a 1.822 metros de altitude, e abriga radares da Força Aérea Brasileira, coordenados pelo DTCEA, sendo também, área de segurança nacional. Por sua posição privilegiada no Planalto Meridional, apresenta intenso fluxo turístico, recebendo anualmente cerca de 150.000 pessoas. Dessa forma, a revitalização da estrada que dá acesso aos radares da FAB, aliou as questões de segurança nacional ao desenvolvimento turístico e econômico. As belezas da Serra Catarinense ficarão mais visíveis e exploráveis com o término dessa revitalização, gerando emprego e desenvolvimento, principalmente para o município de Urubici (SC), que está junto ao complexo do Morro da Igreja.

O emprego de homens e equipamentos de engenharia do 1º Batalhão Ferroviário no terreno montanhoso e gelado teve a finalidade de cumprir a sua real missão, que é a de adestrar seus quadros, mas também, a de cumprir com o propósito do Exército Brasileiro de estender a mão amiga e de contribuir com o desenvolvimento nacional.

Fonte: 1º B Fv


Crédito: Cap Rodrigo