Mudança de subordinação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

${the_title} - ${company_name}

Mudança de subordinação.
Crédito: CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 03 de setembro de 2019, foi realizada a cerimônia de passagem de subordinação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, da 1ª Divisão de Exército para a Diretoria de Educação Técnica Militar. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Leste General de Exército Júlio Cesar de Arruda, e com a presença do chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), o  General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

O CCOPAB foi criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da Portaria do Comandante do Exército no 090, com a denominação inicial de Centro de Instrução de Operações de Paz (CI Op Paz). Ocupou, como núcleo, as instalações do Regimento Escola de Infantaria, durante os anos de 2005 e 2006, evoluindo para Centro, em 17 de janeiro de 2007, e passando a ocupar, então, o aquartelamento do Centro de Avaliação e Adestramento do Exército.

O Centro recebeu sua denominação histórica de “Centro Sergio Vieira de Mello” em 03 de dezembro de 2008, em reconhecimento aos feitos deste cidadão brasileiro em prol da paz mundial, bem como ao seu compromisso com o Sistema Nações Unidas.

Em seus catorze anos de existência, a Organização Militar vem contribuindo decisivamente para que as forças brasileiras estejam preparadas para enfrentar os desafios apresentados às missões de paz, cada vez mais complexas, robustas e multidimensionais, porém com fiel observância ao direito internacional humanitário e aos direitos humanos, além do estrito cumprimento das regras de engajamento.

Com a mudança de subordinação, o CCOPAB passa a interagir de forma mais intensa com o DECEx, cuja missão síntese consiste em pesquisar, educar e capacitar os recursos humanos para o Exército Brasileiro.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército


Mudança de subordinação.

Crédito: CCOPAB