19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento San Martín". 77 anos fazendo história em Santa Rosa

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 set 2019
Crédito: 1º Ten Ames

Santa Rosa (RS) –  No dia 2 de setembro, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RCMec) “Regimento San Martín" realizou solenidade comemorativa ao completar 77 anos de sua criação.

O 1º Regimento de Cavalaria Transportado (1º RCT) foi criado pelo Exército Brasileiro em 1942, para a defesa da extensa faixa de fronteira às margens do Rio Uruguai, que serve de fronteira entre Brasil e Argentina e entre a Argentina e o Uruguai. Existia na época pouca população residente na região Noroeste do Rio Grande do Sul e, tendo em vista a segurança desta parte do território nacional, o Ministério da Guerra nomeou o Major Theophilo Ottoni da Fonseca (Autor da Canção da Cavalaria) para assumir o comando do Regimento. Com o passar dos anos, o Regimento foi se atualizando, recebeu novos blindados e transformou-se no 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec). Em 1993, em reconhecimento ao importante papel da Unidade e demonstrando sinal de fraterna amizade do Exército Argentino, veio a receber a denominação histórica de Regimento San Martín, nome do maior herói daquele País.

O 19º RCMec tem uma história de intensas atividades operacionais e sociais. No campo operacional enviou pracinhas para a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Integrou contingentes internacionais de Missões de Paz da Organização das Nações Unidas, na Angola e no Haiti. Tem executado Operações de Segurança Integrada junto com os Órgãos de Segurança Pública, como Operação Fronteira Sul e Operação Ágata. No campo social, o Regimento está sempre presente em Ações Cívico-Sociais (ACISO), apoiando as iniciativas das escolas e universidades, da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), das feiras de desenvolvimento como Fenasoja e Hortigrangeiros, dos clubes Rotary de Santa Rosa e do Lions Club Santa Rosa. Junto a Prefeitura de Santa Rosa, o quartel desenvolve dois importantes programas sociais, o Pelotão Sentinela Mirim e o Programa Forças no Esporte, atendendo 150 crianças da comunidade. Com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o 19º RCMec realiza a atividade de apoio de equoterapia, sendo a única entidade com essa capacidade na região.

Em seu aniversário, o 19º RC Mec reafirma o compromisso de crescer junto a comunidade que o abraçou. Por suas fileiras já passaram milhares de santarosenses e cidadãos da região. Hoje, o Regimento permanece pronto para cumprir seu papel de defesa externa e garantia da lei e da ordem na sua área de responsabilidade, que abrange 49 municípios. A unidade está pronta para o combate a ilícitos transnacionais e crimes ambientais. Até o fim do ano, estará renovando parte da frota e recebendo o novo blindado de transporte de pessoal desenvolvido pelo Programa Guarani.

Na formatura militar do dia 2 de Setembro, além da referência alusiva ao aniversário da organização, foram entregues Diplomas de Amigo do Regimento para cidadãos santarosense que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao 19º RC Mec. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares, membros da Confraria dos Camaradas do 19 e Amigos do Regimento.

Parabéns aos integrantes do Regimento, de ontem, hoje e sempre!

 

Fonte: 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado


Crédito: 1º Ten Ames