Campeonatos de hipismo na Academia Militar das Agulhas Negras reúnem militares brasileiros e de Nações Amigas

${the_title} - ${company_name}

Resende (RJ) – Encerrou-se no domingo, 1º de setembro, em homenagem aos 75 anos da instalação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, o Campeonato Internacional de Cadetes e o Campeonato do Exército de Salto. Organizados pela AMAN, os eventos foram realizados sob a supervisão da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e tiveram o apoio da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx). No Campeonato Internacional de Cadetes, o primeiro lugar ficou com o Uruguai, o segundo lugar com Brasil e, fechando o pódio, o Peru.

O último dia de competições começou com uma prova em dois percursos para 14 conjuntos de oficiais-generais. Ao final, sagrou-se campeão o General de Brigada Carrião, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste; em segundo, o General de Exército Leal Pujol, Comandante do Exército, e em terceiro, o General de Brigada Lajoia, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Depois, na pista de grama da Seção de Equitação da AMAN, foi realizada a final individual do Campeonato do Exército de Salto de 2019. O evento foi encerrado com a entrega dos prêmios do Campeonato do Exército por equipes e individual.

 

Confira os resultados:

Por equipes:

1º – Comando Militar do Sul (CMS) foi campeão com o Tenente Breyer, Subtenente Marlon, Sargento Moreno e Sargento Matos;

2º – Comando Militar do Leste (CML);

3º – Comando Militar do Oeste.

Individual:

1º – Sargento Matos, montando o cavalo “Carnaval”, pelo CMS;

2º – Coronel Spangemberg, pelo CML, com “Dorland Van de Mespel”;

3º – Tenente-Coronel Marcelo, montando “Sumo Langonnais”, pelo CML.


O cavalo “Semestre do Rincão”, do Sargento Matos, do CMS, oriundo da Coudelaria do Rincão, no Rio Grande do Sul, ainda conquistou o título de melhor animal.

Além dos expressivos resultados obtidos no campeonato, a competição foi marcada pela participação de todos os círculos hierárquicos. Generais, oficiais e praças competiram juntos em todas as provas, fortalecendo a coesão e a integração do Exército Brasileiro por meio do desporto.

 

Equipe brasileira militar de salto é apresentada ao Comandante do Exército

No intervalo das provas do Campeonato de Salto do Exército de 2019, realizado na Academia Militar das Agulhas Negras, o Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), General Allão, apresentou ao Comandante do Exército, General Leal Pujol, a equipe brasileira militar de salto que representará o Brasil nos 7º Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em Wuhan, China, em outubro deste ano.

Na oportunidade, o General Allão agradeceu o apoio do Comando do Exército a todos os esportes, não só ao Hipismo, e aproveitou para apresentar, oficialmente, a equipe que é composta pelo Coronel Franco, Chefe e Técnico, e pelos atletas: Tenente-Coronel Pacheco e Tenente-Coronel Marcelo, ambos de Exército, e o Tenente-Coronel Goggia, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Após a apresentação, o Coronel Franco agradeceu o apoio do comandante e passou às suas mãos um agasalho que faz parte do uniforme de treinamento da equipe. O General Leal Pujol, nas suas palavras, ressaltou a importância da equitação na formação militar, parabenizou a CDE pelo trabalho desenvolvido em prol do esporte militar e desejou sucesso à equipe de salto nos Jogos Mundiais Militares.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército