Semana do soldado 2019 com sociedade em Salvador

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 ago 2019
Crédito: Fotos: 1º Ten Jaqueline (Cmdo 6ª RM) e Sd Wendell Moreira, Sd Felipe Silva, Sd Portela e Sd Vitor Gabriel (da Cia C/6ª RM)

Salvador (BA) – A Semana do Soldado 2019, em Salvador, compreendida entre 16 e 23 de agosto, promoveu atividades variadas para que toda a família soteropolitana e os turistas pudessem participar. Na manhã do dia 16 de agosto, a abertura oficial do evento foi marcada por celebrações religiosas, no Centro Gerontológico de Amaralina (CGA), a fim de respeitar diferentes credos.

No dia 17 de agosto, a população conferiu a exposição de materiais de emprego militar que foi montada na área em frente ao Farol da Barra. Adultos, jovens e crianças buscaram os pontos de informação sobre ingresso na Força Terrestre e nos Colégios Militares, Operações e Missões; usufruíram de serviços como aferição de pressão arterial e oficina de escovação; e se divertiram com o programa de recreação que incluiu pintura, registros fotográficos, passeio de viatura e interação com os personagens Recrutinha e Olivinha. A atividade ainda contou com apresentação de cães farejadores, pista de agility de cães, campeonato de corrida operacional e distribuição de lanche. Ao pôr do sol, a Banda de Música da 6ª Região Militar se apresentou, tocando dobrados militares e grandes sucessos internacionais e da música popular brasileira.

No domingo, 18 de agosto, cerca de 800 atletas profissionais e amadores se concentraram na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) para disputar a 47ª Corrida Duque de Caxias, um dos mais tradicionais eventos esportivos da cidade de Salvador. Foram provas de 5km e 10km. Todos os atletas que completaram os percursos ganharam medalhas, e os três primeiros colocados em cada categoria também foram premiados com troféus.

Entre 19 e 22 de agosto, representantes das organizações militares subordinadas e vinculadas à 6ª Região Militar visitaram escolas públicas e particulares, ministrando palestras sobre o papel e a atuação cotidiana do soldado do Exército Brasileiro em cada parte do país.

No dia 21 de agosto, estudantes da Escola Municipal de Periperi, localizada na região suburbana de Salvador-BA, realizaram o passeio "Forte como um Soldado" nos Fortes de Santa Maria e de São Diogo, administrados pelo Exército Brasileiro. Dentro das fortificações, as crianças também visitaram o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (no Forte de Santa Maria) e o Espaço Carybé de Artes (no Forte de São Diogo). Durante o passeio, os estudantes interagiram com o meio artístico por intermédio da tecnologia, como câmeras, sistema de touch screen, sensores, projeções e óculos de realidade virtual, além de demonstrarem curiosidade sobre o universo militar, brincando com os personagens Recrutinha e Olivinha. Essa atividade foi promovida pela 6ª Região Militar com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Salvador, como parte das comemorações da Semana do Soldado 2019.

Na manhã do dia 23 de agosto, no 19º Batalhão de Caçadores (19º BC), a 6ª Região Militar, Região Marechal Cantuária, promoveu a solenidade que marcou o encerramento das comemorações da Semana do Soldado 2019.

Durante a cerimônia militar, personalidades civis e militares foram condecoradas com a Medalha do Pacificador e receberam o Diploma de Colaborador Emérito, destinados a pessoas ou instituições que tenham prestado ações destacadas ou serviços relevantes em prol do Exército Brasileiro. Em seguida, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, acompanhado pelo Comandante do 19º Batalhão de Caçadores, Coronel Arlindo José da Cruz Neto, descerrou a placa do batismo de fogo do patrono do Exército. Ao final, a tropa desfilou a pé e motorizada.

A cerimônia militar em homenagem ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o patrono do Exército e o maior soldado que o Brasil já teve, foi acompanhada por ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, pela imprensa local e por cerca de 300 crianças de escolas públicas e privadas de Salvador e região metropolitana.

A Semana do Soldado 2019 é um evento alusivo ao Dia do Soldado (25 de agosto), coordenado pelo Comando da 6ª Região Militar, com atividades promovidas sob a responsabilidade das organizações militares diretamente subordinadas e Vvnculadas a este Grande Comando e sediadas na capital baiana.

Fonte: 6ª RM


Crédito: Fotos: 1º Ten Jaqueline (Cmdo 6ª RM) e Sd Wendell Moreira, Sd Felipe Silva, Sd Portela e Sd Vitor Gabriel (da Cia C/6ª RM)