Comemoração ao Dia do Soldado

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 ago 2019
Crédito: Sd Maia / Sd Feitosa

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de agosto, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizou a formatura militar alusiva ao Dia do Soldado, que reverencia a data de nascimento do ilustre Patrono do Exército Brasileiro, em 25 de agosto, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Abrilhantaram o evento, alunos do 5° ano da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas, localizada na Vila Militar São Lázaro - Caju (RJ).

A solenidade contou com a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército e na sequência os soldados incorporados ao Exército Brasileiro no corrente ano, fizeram o juramento solene à Bandeira Nacional. Dando prosseguimento, diversos militares do Arsenal foram condecorados com medalhas militares, entre elas: Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Osório, Medalha Militar de Prata, Medalha de Tempo de Serviço Amazônico e Medalha de Praça mais distinta.

O Diretor do AGR Destacou, em suas palavras, a relevância dos feitos históricos realizados pelo Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, que dedicou praticamente toda sua vida ao serviço da pátria, tendo sempre papel fundamental em todas as campanhas que atuou, sobretudo na Campanha da Tríplice Aliança, onde seu célebre brado foi imortalizado: "Sigam-me os que forem brasileiros!". Lutou, também, pela consolidação da independência e atuou de forma decisiva debelando as diversas revoltas no período regencial, pacificando as províncias envolvidas em contendas, de forma firme, porém sem perder de vista o aspecto humano no tratamento com os vencidos, contribuindo, assim para que a unidade do território brasileiro se mantivesse íntegra. Duque de Caxias, sempre se destacou como exímio estrategista, líder militar e, acima de tudo, buscando a todo momento pacificar os conflitos, ao invés de se impor somente pelas armas. Por esse motivo, foi notabilizado como "O Pacificador".

Fonte: Arsenal de Guerra do Rio


Crédito: Sd Maia / Sd Feitosa