Comando de Operações Terrestre recebe parlamentares e apresenta o Centro de Comando e Controle da Força Terrestre

${the_title} - ${company_name}

Crédito: S Ten Edmilson

Brasília (DF) – No dia 22 de agosto, um grupo de 14 parlamentares do Congresso Nacional visitou o Comando de Operações Terrestres (COTER), no Quartel-General do Exército, em Brasília.

A visita, organizada pela Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, teve por objetivo mostrar o emprego da Força Terrestre e demonstrar como o COTER acompanha todas essas ações por meio do Centro de Comando e Controle da Força Terrestre (CC2FTER), local de coordenação e acompanhamento em tempo real das operações do Exército Brasileiro.

Os dois senadores e os 12 deputados federais que compunham a comitiva foram recebidos pelo comandante do COTER, General de Exército José Luiz Dias Freitas, que ministrou uma palestra explicando as ações da Força Terrestre e apresentando o CC2FTER como um espaço integrador de capacidades e gerador de dados para decisões de comando. Durante a palestra, os parlamentares puderam conhecer de perto o Sistema Pacificador, o Comando e Controle em Combate (C2 em Combate) e o Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM), sistemas de consciência situacional e apoio à decisão que compõem o Centro de Comando e Controle.

Para o comandante do COTER, essa integração é uma oportunidade única de mostrar para um grupo de parlamentares o que o Exército faz e como, por meio de sistemas operacionais, coordena, comanda e controla as operações realizadas em todo território nacional.

No decorrer da visita, a comitiva também foi apresentada a alguns projetos estratégicos da Força Terrestre pelo Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Divisão Ivan Ferreira Neiva Filho, que destacou a importância do fomento à Base Industrial de Defesa e falou dos riscos gerados pela interrupção de recursos para o setor.



Crédito: S Ten Edmilson