Dia do Soldado lota o Comando Militar do Sudeste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 ago 2019
Crédito: Sd Artoni e Sd Igor Rocha

São Paulo (SP) – O Comando Militar do Sudeste (CMSE) comemorou, nesta sexta-feira, dia 23, o Dia do Soldado em solenidade realizada no Quartel-General do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e contou com a presença do Dr Paulo Prazak, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; do General de Divisão Roberto Sebastião Peternelli Júnior, Deputado Federal e antigo Comandante da 2ª Região Militar; do General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, antigo Comandante do Exército Brasileiro e antigo Comandante Militar do Sudeste; do Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, antigo Comandante da Força Aérea Brasileira; do General de Exército Antônio Gabriel Esper, antigo Comandante Militar do Sudeste; do Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, Comandante do 8º Distrito Naval; além de outras autoridades civis e militares.

Durante a formatura, 54 pessoas, sendo 37 civis e 17 militares, foram agraciadas com diversas medalhas, entre elas a do Pacificador e Exército Brasileiro.

A Medalha do Pacificador destina-se a condecorar militares, civis, organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado bons serviços ao Exército e que tenham se tornado credores de homenagem especial da Força.

Já a Medalha Exército Brasileiro destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas organizações militares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Por meio do toque de silêncio, a tropa e os convidados prestaram uma homenagem a todos os soldados brasileiros que tombaram no cumprimento do dever.

 

Dia do Soldado

O Dia do Soldado é a data solene para relembrar os feitos do chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e do homem de Estado exemplar que o Exército consagrou como Patrono: Marechal de Campo Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Em mais de meio século de relevantes serviços, Caxias lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.

A firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha foram tão importantes quanto a eficácia de suas ações militares.

Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Passou para a história como "O Pacificador".

 

ASSISTA AO VÍDEO

Fonte: CMSE


Crédito: Sd Artoni e Sd Igor Rocha