Estudos estratégicos e de segurança pública na área de fronteira e SISFRON foram assuntos debatidos em Dourados

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 ago 2019
Crédito: 1º Sgt Eberson

Dourados (MS) – No dia 21 de agosto, os alunos do 2º ano da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em uma comitiva de 25 oficiais superiores, estiveram em no Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec).

A visita teve por objetivo fornecer aos oficiais-alunos informações sobre o ambiente operacional, os desafios e as ações da 4ª Bda C Mec, e apresentar-lhes os Projetos do Exército Brasileiro em execução na Brigada Guaicurus.

Inicialmente, o Chefe do Estado-Maior da 4ª Bda C Mec, Coronel Maurício Magnus Sampaio, realizou a abertura das atividades e palestrou sobre a organização e atuação da Brigada Guaicurus na Faixa de Fronteira.

Posteriormente, os oficiais-alunos assistiram palestra com o Promotor de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul, Élcio Félix D’Angelo, que abordou o tema Segurança e Combate a Ilícitos; com o Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Affonso Barbosa Filho, que palestrou sobre Políticas Públicas para a Fronteira Oeste e com o Professor Doutor Camilo Pereira Carneiro Filho, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direitos e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que falou sobre Segurança e Defesa na Fronteira Oeste, proporcionando aos participantes uma visão ampla do assunto sob o ponto de vista dos principais atores envolvidos: o Exército Brasileiro, os Órgãos de Segurança Pública, Ministério Público, bem como do TCU.

Logo após, foi realizado um painel de debates entres os palestrantes e os discentes da ECEME, versando sobre o tema Segurança e Defesa na Fronteira Oeste em Ambiente Interagências.

Finalizando a atividade, os alunos assistiram uma palestra no Centro de Operações da 4ª Bda C Mec, sobre as estruturas e capacidade do Sistema de Monitoramento de Fronteiras, logo após, visitaram uma exposição de material, onde possibilitou aos militares conhecerem in loco os equipamentos, viaturas e materiais do Sistema.

 

Fonte: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada


Fonte:4ª Bda C Mec

Crédito: 1º Sgt Eberson