1º Seminário de Operações Urbanas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 ago 2019

Campinas (SP) – Nos dias 19 e 20 de agosto, a 11ª Brigada de Infantaria Leve realizou seu 1º Seminário de Operações Urbanas. O evento ocorreu nas instalações do Forte Anhanguera e foi conduzido pelo Centro de Instrução de Operações Urbanas, subunidade escolar subordinada ao 28º Batalhão de Infantaria Leve.

A atividade, inserida no processo de transformação do Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (CIOpGLO) em Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU), teve como principal objetivo apresentar, discutir e multiplicar conhecimentos doutrinários sobre as Operações Urbanas Contemporâneas inseridas nas Operações de Guerra, não se atendo apenas às Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO) e visando contribuir com o aprimoramento da doutrina militar brasileira para o emprego nesse tipo de ambiente.

O seminário, realizado em duas jornadas, foi constituído por quatro painéis, sendo “A Dimensão Operativa nas Operações Urbanas”, “A Dimensão Informacional no Ambiente Urbano”, “As Funções Inteligência e Movimento e Manobra em Áreas Humanizadas” e “O Apoio ao Combate e o Apoio Logístico no Combate Urbano Contemporâneo”. Para tal, contou com a participação de representantes e palestrantes do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil (Armada e Corpo de Fuzileiros Navais), Força Aérea Brasileira e de vários órgãos do Exército Brasileiro.

Após realizar o encerramento do seminário, o General Basto, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, afirmou ter ficado plenamente satisfeito com os resultados obtidos no evento, sobretudo pelo nível das discussões propostas; pela abordagem das capacidades do Exército Brasileiro para emprego em Áreas Urbanas; pelas conclusões e lições aprendidas elencadas, em todas as funções de combate; e, acima de tudo, pela contribuição para a evolução doutrinária sobre o tema proporcionada por essa iniciativa.    

 

Fonte: 11ª Brigada de Infantaria Leve