Corrida reúne 24 organizações militares em tradicional prova de revezamento

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 ago 2019
Crédito: Sd Santana, Sd Geovani

Curitiba (PR) – No dia 18 de agosto, foi realizada a 82ª Edição da Corrida do Facho, no Centro Cívico, em Curitiba. A cerimônia de abertura começou às 8h30 da manhã, com a presença de autoridades civis e militares. Na oportunidade, o  Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, enfatizou a importância do resgate histórico da competição, bem como destacou o retorno da prova ao Centro Cívico, proporcionando maior visibilidade da corrida junto à população curitibana.

Neste ano, a tradicional Corrida do Facho contou com a participação de 307 atletas, pertencentes a 24 organizações militares e distribuídos em 28 equipes inscritas. A competição foi apoiada pela Federação do Comércio do Paraná e órgãos do governo municipal e estadual, consistindo em uma prova de revezamento, na qual o atleta percorria uma pista de 900 metros e passava o bastão – o “facho” – para o outro militar da mesma equipe.

Os atletas com os melhores tempos individuais na 1ª volta receberam as medalhas das mãos do 1º Tenente R1 Neuly Severiano, ex-atleta que participou da 6ª edição da Corrida do Facho, realizada em 1942, e que mais uma vez prestigiou a tradicional competição.

Durante a prova, integrantes do projeto "Radar DV" percorreram parte do percurso e foram ovacionados pelo público presente. O projeto desenvolve um belo trabalho voluntário de inclusão de pessoas com deficiência visual em corridas de rua e caminhadas. Na linha de chegada, os atletas guiados fizeram a passagem do bastão a um militar de cada unidade participante da Corrida do Facho e foram agraciados com as medalhas de participação.

Na categoria Unidade, sagrou-se campeã a equipe do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP); na categoria Subunidade, a equipe campeã foi do Colégio Militar de Curitiba (CMC); na categoria Convidados, o 1º lugar foi a equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (CINDACTA II); e na categoria feminina, a campeã, pela segunda vez consecutiva, foi a equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná.

 

Resumo histórico da Corrida do Facho

A primeira edição da Corrida do Facho ocorreu no dia 25 de agosto de 1937, sendo organizada pelo Círculo Militar de Curitiba, em comemoração ao Dia do Soldado. A prova foi noticiada pelos principais veículos de imprensa local e teve início às 18h30, com largada na Estrada da Graciosa e chegada na Avenida João Pessoa, perfazendo um total de 30 quilômetros. Nesse percurso, os atletas se revezavam a cada quilômetro, conduzindo o facho, em uma disputa entre as 10 organizações militares participantes.

No decorrer dos anos, a competição foi modificada e passou a acontecer durante o dia. O facho, ou tocha, foi substituído por um bastão, mas o tradicional nome “Corrida do Facho” foi mantido. No ano de 2012, a prova passou a ser realizada dentro do Quartel-General da 5ª Região Militar / 5ª Divisão de Exército. Em 2015, houve a primeira participação das mulheres, com a criação de uma categoria para a disputa entre as equipes femininas.

 

Campeões da 82ª Corrida do Facho - 2019

Categoria Nível Unidade
- 1º Lugar – 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado
- 2º Lugar – Base de Administração e Apoio da 5ª Divisão de Exército
- 3º Lugar – 20º Batalhão de Infantaria Blindado

Categoria Nível Subunidade
- 1º Lugar – Colégio Militar de Curitiba
- 2º Lugar – 5ª Companhia de Polícia do Exército
- 3º Lugar – Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar

Categoria Convidados
- 1º Lugar – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II
- 2º Lugar – Corpo de Bombeiros do Paraná
- 3º Lugar – Polícia Militar do Paraná

Categoria Feminina
- 1º Lugar – Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná
- 2º Lugar – Polícia Militar do Paraná
- 3º Lugar – 5ª Região Militar

Fonte: Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército


Crédito: Sd Santana, Sd Geovani