Inovação no Parque Tecnológico do HGuFl

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 ago 2019
Crédito: Hospital de Guarnição de Florianópolis

Florianópolis (SC) – O Hospital de Guarnição de Florianópolis vem inovando em seu parque tecnológico para melhor atender ao usuário do Sistema de Saúde do Exército no Estado de Santa Catarina.

Instalou nesta semana um novo Analisador Automático no Laboratório de Análises Clínicas (LAC), que oferece um desempenho de até 110 hemogramas por hora.

Com o seu tamanho reduzido, o Analisador Automático para hematologia BC-6000, da marca Mindray, é um equipamento de alta tecnologia no mercado e possui o software labXpert que tem uma configuração que simplifica o fluxo de trabalho na análise de dados, incluindo a melhoria da eficiência do reexame e validação automática para amostras normais.

Para a Chefe do Laboratório, Tenente Coronel Farmacêutica Silvana Minozzo Junges, o equipamento irá otimizar os trabalhos realizados pelo LAC. “O novo equipamento é capaz de carregar até cinquenta amostras de exame por vez, além de ter uma manutenção diária com limpador de sonda que é realizado pelos próprios farmacêuticos”, relata.

Além do seu grande desempenho nas análises, o equipamento requer volumes menores de amostras e reagentes e podem ser utilizados diferentes tipos de tubos de coleta de sangue. Outro ponto positivo do BC-6000, é a verificação automática ou repetição de reflexo caso os resultados das amostras não se encontrem nos critérios determinados.

Após a instalação do equipamento, a empresa contratada realizou treinamento para a equipe de farmacêuticos bioquímicos. “O conhecimento da funcionalidade do equipamento e o correto uso são chaves importantes para o bom desempenho dos trabalhos”, pontuou o Assessor Científico Edson Junior de Souza.

Outro aparelho adquirido e instalado nesta semana foi o Densitômetro Ósseo, que analisa o esqueleto humano e pode detectar alterações pela deficiência de cálcio nos ossos, como osteopenia e osteoporose.

Também foi proporcionado treinamento aos profissionais radiologistas do hospital pelo Especialista Técnico Douglas Leite Marinho.

A Chefe da Seção de Radiologia, Capitão Médica Vanessa Lopez Farias Nobre, enfatizou a importância de ter a capacidade de oferecer novos exames radiográficos aos usuários do Sistema de Saúde do Exército, diminuindo os custos com encaminhamento às Organizações Civis de Saúde.

Fonte: Hospital de Guarnição de Florianópolis


Crédito: Hospital de Guarnição de Florianópolis