EsPCEx e Polícia Militar realizam apresentação musical no Dia do Amigo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 ago 2019
Crédito: Gilberto Pagliarini e Cap Nascimento

Campinas (SP) – A Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em conjunto com a Banda de Música do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), realizaram, no dia 19 de julho, uma apresentação musical em homenagem ao Dia do Amigo, a ser comemorado em 20 de julho.

 

As Bandas

A Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército realizou sua primeira apresentação oficial em 29 de outubro de 1946, na então Escola Preparatória de São Paulo, à época com 35 músicos, sob a regência do 1º Ten Juvenal Carneiro.

No decorrer dos anos, foi destacada a participação da Banda de Música no preparo de alunos para a Academia Militar das Agulhas Negras. Atualmente, a Banda de Música é composta por 27 músicos, sendo 1 Subtenente, 20 Sargentos, 4 Cabos e 2 Soldados, sendo regida pelo Subtenente Tomé Costa da Silva.

A Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior - 2 teve a sua origem junto ao 8º Batalhão de Caçadores, no ano de 1926. Em 1932, houve a dissolução da banda de música por motivo de força maior, pois naquela época houve a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, em 9 de julho do mesmo ano. Foi recomposta oficialmente em 1937, com previsão de um pequeno quadro de músicos para o interior, que seria o núcleo das futuras bandas regimentais de música, sendo que em 27 de abril de 1941, foi inaugurado solenemente, no Quartel da Avenida João Jorge, em Campinas, o novo efetivo musical para atuar na jurisdição desta Comarca.

Em campinas, a Banda de Música ficou conhecida como “a Banda do 8º Batalhão de Caçadores”. Esteve sempre presente em todos os grandes e importantes eventos que marcaram a história de Campinas e região, participando com garbo e brilhantismo, dando assim realce e vida às diversas solenidades das quais participou. Policiais Militares especialistas, que além de profissionais músicos, podem ser empregados eventualmente em diversas atividades da corporação polícia militar, apoiando os batalhões e companhias em suas operações de rotina.

Hoje, a Banda Regimental de Música do CPI-2 conta com 16 componentes, e tem como regente, o 2º Sgt PM Agel de Oliveira Souza, está subordinada ao Comando de Policiamento do Interior - 2, Região de Campinas.

O evento contou com a participação especial da cantora soprano lírico, Marina Gabetta e do tenor lírico, Nunno Dellalio.

Mais de 500 convidados marcaram presença no Salão Osorio da EsPCEx, entre autoridades civis e militares, amigos e familiares, e se emocionaram com um repertório composto por sucessos nacionais e internacionais, demonstrando um verdadeiro sentimento de amizade.

Fonte: EsPCEx


Crédito: Gilberto Pagliarini e Cap Nascimento