Em Curitiba, Escola de Líderes do 5º Batalhão Logístico conclui o Curso de Formação de Cabos do ano de 2019

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 ago 2019
Crédito: Cabo William Rosa

Curitiba (PR) – Na véspera do encerramento do Curso de Formação de Cabos (1º de agosto), no 5º Batalhão Logístico, em Curitiba, o Comandante da Unidade realizou o último "check" desse importante processo de formação de pessoal para a Força. De todos os assuntos previstos nos Programas-Padrão de cinco Qualificações Militares de Saúde, Material Bélico e Intendência (auxiliar de saúde, mecânico de armamento pesado, mecânico de viaturas, manipulador de suprimento e motorista militar), foram eleitos três itens a serem inspecionados no pátio central da Unidade, em tempo restrito. As situações-problema montadas para a resolução individual por parte dos alunos tiveram foco na prática, visando empregar técnicas aprendidas durante as dez semanas de curso.

Os alunos de saúde depararam-se com uma simulação de parada cárdio-respiratória, em que tiveram de realizar massagem cardíaca e desbloqueio de vias aéreas, e precisaram realizar a manobra Heimlich, além de outros procedimentos de primeiros-socorros.

Nos boxes de manutenção, os mecânicos de armamento realizaram a desmontagem em 1º escalão, lubrificação e montagem do morteiro 120mm; e os mecânicos de viatura sanaram uma pane elétrica induzida e trocaram flexível de freio da viatura 3/4 Ton Marruá; além de trocar válvulas do sistema pneumático da viatura Atego.

Os incidentes de intendência foram bastante diversificados. Os manipuladores de suprimento lidaram com situações administrativas de rotina das organizações militares: recebimento do material proveniente de aquisição por intermédio de empenho global, quando inspecionaram o material quanto à origem, quantidade e qualidade; além de boas práticas de estocagem e higienização de depósito de itens de aprovisionamento.

Os motoristas encerraram a inspeção do comandante, realizando troca de pneus em viatura administrativa e inspeção final completa em viatura operacional constante no verso da Ficha de Viatura padrão no Exército Brasileiro, além do seu preenchimento. Um circuito contendo situações diversas de trânsito em ambiente urbano foi montado e executado, e os alunos foram testados quanto ao conhecimento de artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

Os incidentes foram sanados dentro do prazo estipulado, atestando a prontidão dos concludentes do CFC para sua formatura. Ao retornarem para suas Unidades e Seções de origem, estarão aptos a aplicarem a liderança em pequenas frações de soldados, por deterem conhecimentos importantes para o bom cumprimento das missões logísticas do Exército Brasileiro.

Ainda durante as atividades, o comandante ministrou uma palestra sobre a importância de liderar, principalmente pelo exemplo, tendo como  referência o livro “Este Barco Também e Seu” do Capitão de mar e guerra D. Michael Abrashoff do USS Benfold, aos futuros militares que serão promovidos à graduação de cabo.

No dia 2 de agosto, para fechar com chave de ouro, ocorreu a formatura de conclusão de curso, com a entrega de certificados aos primeiros colocados de cada qualificação militar. A solenidade foi abrilhantada pelos familiares e amigos.

Fonte: 5º B Log


Crédito: Cabo William Rosa