Comando Militar do Nordeste sedia Encontro do Sistema Cultural do Exército

${the_title} - ${company_name}

Recife (PE) – No período de 28 de julho a 2 de agosto, o Comando Militar do Nordeste sediou o XI Encontro do Sistema Cultural do Exército (XI ESCEx) e o Estágio Geral Interdisciplinar de Gestão Cultural (EGIGC), com cerca de 80 integrantes, civis e militares, do Sistema Cultural do Exército (RISCEx).

Durante o encontro, que visou a divulgação e discussão de experiências em gestão do patrimônio cultural, os participantes assistiram a palestras e a  aulas sobre história, museologia, turismo e projetos culturais, entre outras. Foram conduzidas, ainda,  visitas técnicas ao Instituto Ricardo Brennand, Forte das Cinco Pontas e Museu Militar do Forte do Brum, considerados espaços de referência cultural na cidade do Recife.

As palestras foram ministradas pelo General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Diretor do Departamento Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX); General de Brigada R/1 Márcio Tadeu Bettega Bergo, Diretor do Centro de Estudo e Pesquisa Militar do Exército (CEPHiMEx); Coronel Newmar de Oliveira Ventura, Chefe do Centro de Ensino a Distância do Exército (CEADEX); Kátia Bógea, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); entre outros representantes de instituições de ensino, cultura e arquitetura do Exército e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), que ministram aulas atinentes ao tema do encontro.

Entre as atividades incluídas nas visitas técnicas aos espaços culturais da cidade do Recife, os participantes assistiram a uma apresentação de frevo no Museu Militar do Forte do Brum, onde foram apresentados ao projeto de incentivo à cultura, Olha! Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer de Recife.

 

Fonte: CMNE