17ª Brigada de Infantaria de Selva promove Ciclo de Palestras

${the_title} - ${company_name}

Porto Velho (RO) – De 30 de julho a 1º de agosto, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG - RO) e a Academia de História Militar Forte Príncipe da Beira (AHMFPB), realizou o Ciclo de Palestras sobre o tema Defesa e Segurança na Amazônia, em comemoração ao 50º aniversário da Brigada Príncipe da Beira.

A abertura foi realizada pelo comandante da 17ª Bda Inf Sl, que também ministrou a primeira palestra com o tema Amazônia Legal. A segunda palestra da noite ficou por conta do chefe do Estado-Maior da Brigada, que abordou a participação da 17ª Bda Inf Sl na defesa e na segurança da Amazônia ocidental.

O segundo dia de palestras “mergulhou” no passado de Rondônia com o professor e historiador Lourismar Barroso, colaborador emérito do Exército, abordando as raízes históricas do estado e os heróis que fizeram parte de sua história. Coroando a noite, o Presidente da Federação da Indústria do Estado de Rondônia (FIERO - RO) foi o palestrante convidado para falar sobre a atual situação e as perspectivas da indústria rondoniense, destacando a sinergia e a parceria com outras instituições, tais como a Confederação Nacional da Indústria e a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, que apresentou, ainda, dados importantes da indústria local.

No terceiro e último dia, o Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN - RO) iniciou a noite despertando todos para a importância do tema abordado: Inteligência, Contrainteligência e Segurança da Informação. Por fim, uma das anfitriãs do evento, a psicóloga Drª Maria Albertina de Souza, antiga Delegada da ADESG - RO, apresentou a todos o Sistema Escola Superior de Guerra (ESG) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

O Ciclo de Palestras foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia e foi prestigiado por militares da ativa e reserva, civis integrantes de institutos de pesquisa públicos e privados, integrantes de associações, professores, pesquisadores, alunos de Instituições de ensino superior e por think tanks (Centros e Institutos de Pesquisa) voltados para a produção e difusão de conhecimentos de defesa nacional.

 



Fonte:17ª Brigada de Infantaria de Selva