Visita de Oficial do Exército de Moçambique

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 ago 2019

Brasília (DF) – No período de 20 a 24 de julho, a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), recebeu a visita de uma oficial do Exército de Moçambique, a Tenente Suzana Samuel Sitoe Nhancume, que exerce a função de oficial de higiene e vigilância a epidemiologias no Comando do Exército Moçambicano. A oficial veio a nossa diretoria buscar subsídios para a implementação de um programa de gestão ambiental no Exército daquele país amigo.

A Tenente Suzana foi recebida pelo nosso diretor, quando trocaram lembranças representando a cooperação entre os dois países amigos. Em seguida foi apresentada ao vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção.

Durante a visita, a Tenente Suzana teve a oportunidade de conhecer os processos de gestão ambiental, a nossa legislação, as nossas ferramentas de controle e pôde ainda conhecer o nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVPIMA), ferramenta que permite a difusão do conhecimento da legislação ambiental para mais de 600 organizações militares do Exército. A oficial de Moçambique também realizou visitas ao 16º Batalhão Logístico e ao Colégio Militar de Brasília e pôde acompanhar uma conformidade ambiental que estava sendo realizada pela diretoria no Hospital das Forças Armadas no dia 23 de julho.

A oficial teve ainda a oportunidade de ser assessorada em como iniciar um processo de conformidade ambiental no exército de seu país e mostrou-se muito grata por todo o apoio a ela prestado, conforme suas próprias palavras: “É a primeira experiência ambiental entre Moçambique e o Brasil e será de grande valia para nós. Aprendi muito aqui e espero fazer a réplica do modo como vocês gerenciam os processos de gestão ambiental em vossos quartéis.”

A visita da oficial de Moçambique demonstra que a gestão ambiental da DPIMA já começa a se tornar referência para alguns países, como aquele país amigo, e reforça o compromisso e a responsabilidade desta diretoria em evoluir, sempre mantendo a excelência dos padrões alcançados até aqui.

Fonte: DPIMA