Instituto Ricardo Brennand recebe os Integrantes do Sistema Cultural do Exército

${the_title} - ${company_name}

Recife (PE) – No dia 30 de julho, em prosseguimento das atividades do XI Encontro do Sistema Cultural do Exército (XI ESCEx), o Instituto Ricardo Brennand (IRB), em Recife, recebeu a visita dos integrantes do Sistema Cultural do Exército e da primeira turma do Estágio Geral Interdisciplinar de Gestão Cultural para oficiais, subtenente e sargentos. Na ocasião, foram realizadas visitas às instalações do Instituto e palestras sobre: o Centro de Educação à Distância do Exército (CEDAEx), ministrado pelo Cel Ventura, Comandante do Centro; o “Projeto Tainacan – uma ferramenta de preservação da história verde-oliva”, com a Professora Luciana (UNB); a “ Linguagem midiática e o alcance de uma imagem do Exército Brasileiro nas redes sociais”, com o Professor Rodrigo César P. B. Galvão (UFF); e “ Cultura Militar”, com o Gen Bergo, do Centro de Pesquisa e História Militar do Exército (CEPHiMEx).

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos, que salvaguarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Fica localizado nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea. Possui modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.

Em paralelo à jornada no Instituto Ricardo Brennand, também no dia 30 de julho, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou a Reunião dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército, no auditório do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A reunião contou a participação dos Assessores de Cultura de todos os Comandos Militares de Área, das 6ª, 7ª e 10ª Região Militar. Também participaram representantes do Gabinete do Comandante do Exército, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), da 1ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), do Departamento de Engenharia e Construção, do Arquivo Histórico do Exército (AHEx), da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), do Museu Histórico do Exército – Forte de Copacabana e do Centro de Estudos e Pesquisa de História Militar do Exército.

Na ocasião, foram proferidas palestras sobre a “Diretriz de Educação e Cultura do Exército”, com o Gen Div Mansur, Diretor da DPHCEx; o “Sistema Arquivístico do Exército Brasileiro e Gestão Documental”, com o Cel Andrade, Diretor do AHEx; a “Atração da BIBLIEx em proveito do Sistema Cultural”, com o Tenente-Coronel Marco, Diretor da BIBLIEx; “EB Conhecer”, com o Cel Juliano; a “Criação de Espaços Culturais”, Cel Mello; “Atuação do Programa Mecenas para o EB” e “Divulgação Institucional”, com o Cel Ferreira; e “História Oral e Medalística”, Gen Bergo.

O Gabinete do Comandante do Exército proferiu palestra com o tema “A cultura nas Diretrizes do Exército Brasileiro”; a 1ª Subchefia do EME, com o tema “A importância da capacitação da Gestão Cultura”; o CCOMSEx ministrou a palestra “O Fortalecimento da Imagem do Exército Brasileiro e do Militares por meio dos Espaços Culturais”. Por fim, o ciclo de palestras foi encerrado com o tema “Apoio do DEC na conservação do Patrimônio Cultural, discutido pelo Departamento de Engenharia e Construção.

Fonte: DPHCEx