DPHCEx realiza o XI Encontro do Sistema Cultural do Exército no Comando Militar do Nordeste

${the_title} - ${company_name}

Recife (PE) – No dia 29 de junho, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou a abertura do XI Encontro do Sistema Cultural do Exército (XI ESCEx), no Comando Militar do Nordeste (CMNE), com o tema “Educação e Preservação: a importância da qualificação na gestão do patrimônio histórico e cultural do Exército Brasileiro”. 

Durante o evento, o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste, deu as boas-vindas aos participantes do XI ESCEx, ressaltando o importante papel do evento para a preservação do patrimônio cultural. Em seguida, o General de Divisão Carlos Aberto Mansur, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, abriu o Encontro, ministrando a palestra sobre a DPHCEx, que abordou a importância da missão da Diretoria e suas principais atividades. No continuação, a Senhora Kátia Bogéa, Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), proferiu a aula inaugural, tratando sobre “A importância da preservação do Patrimônio para o IPHAN”.

O XI ESCEx  tem o objetivo de discutir e divulgar experiências em gestão do patrimônio cultural, em âmbito nacional, estimular ações positivas, apresentar formas de apoio técnico e cultural da DPHCEx junto aos espaços culturais das organizações militares, apresentar diretrizes e padronizar procedimentos a serem adotados na área cultural.

Neste ano, o XI ESCEx estará realizando, também, a fase presencial da primeira turma do Estágio Geral Interdisciplinar de Gestão Cultural para oficiais, subtenentes e sargentos. O objetivo é qualificar e capacitar os profissionais que administram os espaços culturais da Força Terrestre.

O Estágio de Gestão Cultural é a primeira iniciativa educacional da DPHCEx, que conta com a participação de docentes do IPHAN, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). palestrantes das áreas de Arquitetura, Direito, História, Marketing, Museologia e Turismo.

O XI ESCEx contará também com a participação de palestrantes do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do Gabinete do Comandante do Exército (GAB CMT Ex), do Centro de Ensino á Distância do Exército (CEADEx) e do Centro de Pesquisa da História Militar do Exército (CEPHIMEx).

Além do Gen Freire Gomes, do Gen Mansur e da Sra Kátia Bogéa, que fizeram uso da palavra durante a solenidade de abertura, estiveram presentes, ainda, o General de Divisão Pedro Paulo de Mello Braga, Comandante da 7ª Região Militar; o General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho, Assessor Especial do Comandante Militar do Nordeste; o Doutor Augusto Paashaus, Assessor Jurídico da Gerência-Geral de Preservação do Patrimônio Cultural; e outras autoridades.

As atividades no CMNE encerram-se no dia 29 de julho. Nos dias 30 e 31, os integrantes do Sistema Cultural do Exército continuarão seus trabalhos no Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE)

Fonte: DPHCEx